Penafiel: Associação Amigos do Museu Municipal de Penafiel festeja 12º aniversário

Penafiel: Associação Amigos do Museu Municipal de Penafiel festeja 12º aniversário

No âmbito das comemorações do 12º aniversário da Associação Amigos do Museu Municipal de Penafiel, realizou-se no passado sábado dia 3 de Dezembro a palestra “A Emigração para o Brasil nos séculos XIX e XX – O Papel no Norte de Portugal”, a cargo da professora Fernanda de Paula Sousa Maia, doutorada em História.

 

Neste encontro foram abordados diferentes temáticas como a emigração para o Brasil nos séculos XIX e XX, quando muita da população do Norte rumou para o quinto maior país do mundo, em busca de uma vida melhor e a forma como estes descobriram as oportunidades existentes no Brasil, sendo através de cartas enviadas aos familiares ou dos angariados, que procuravam nas aldeias pessoas para trabalhar.

 

Para Paula Maia, “Os portugueses que foram para o Brasil não se dedicaram à indústria cafezeira, talvez por causa da língua, ficavam nas cidades, estabeleciam-se por conta própria. No norte de Portugal houve muita gente a emigrar para o Brasil, mas sempre por motivos económicos, para sobreviver. O que trouxe grandes vantagens para o nosso país, com as grandes quantidades de dinheiro que eram enviadas.”

 

“Mas o legado mais marcante foi o que os emigrantes construíram em Portugal no seu regresso. Grande parte dos homens que vieram ricos, fizeram questão de ostentar a sua riqueza e foi o país, o estado e os cidadãos que beneficiaram, em Penafiel há vários exemplos disso, como o Santuário do Sameiro, escolas e hospitais. O Norte não seria o que é hoje sem estes homens. Os portugueses brasileiros foram uma solução muito virtuosa para problemas sociais e culturais de várias cidades como Penafiel. O investimento privado conseguiu dinamizar áreas como cultura, saúde, educação, tudo com doações destes emigrantes ricos”, explicou Paula Maia.

 

 

Eleição corpos sociais

 

Neste mesmo dia realizaram-se as eleições para os Corpos Sociais da Associação de Amigos do Museu Municipal de Penafiel.

 

Composição dos Corpos Sociais para o novo mandato:

Assembleia Geral

Presidente – Prof. Doutor António Barbosa de Melo; Vice-Presidente – Coronel Rolando Tomás Ferreira; 1.ª Secretária  – Dr.ª Ana Dolores Leal Anileiro; 2.ª Secretária – Dr.ª Maria Filomena Alpendurada.

Direcção

Presidente – Dr. José Fernando Coelho Ferreira; Vice-Presidente – Dr.ª Maria do Rosário Marques; Secretário – Dr. António José Pinto do Fundo; Tesoureiro – Eng.º Alfredo José Teixeira; Vogal – Arq.º Luís Alves da Costa; Vogal – Dr. António Jorge Ferreira Gomes; Vogal – Ana Mabilde Gerónimo.

Conselho Fiscal

Presidente – Dr. Filinto Augusto Lopes Baptista; Vogal – Prof. Doutor José Júlio Pacheco; Vogal – Dr. Francisco José M. Brandão dos Santos.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Publicidade

banner-lousada-700x262

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta