Baião: Protocolo tripartido aponta o caminho da excelência no turismo

Baião: Protocolo tripartido aponta o caminho da excelência no turismo

O presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, referiu a 20 de Setembro a existência de um “objectivo comum” entre a autarquia, o Instituto Superior de Administração e Gestão (ISAG) e o Douro Palace, para a qualificação e valorização de recursos humanos na área do turismo.

 

Essa vontade esteve na base da assinatura de um protocolo tripartido e que visa proporcionar acções de formação, investigação, desenvolvimento e inovação nas áreas da Gestão, Gestão Hoteleira e Turismo.

 

O documento foi assinado numa cerimónia realizada no Douro Palace Hotel (Santa Cruz do Douro), que contou com a presença do presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira e de representantes de diversas entidades da restauração, da produção de vinhos e da hotelaria existentes no município. As acções contempladas no protocolo estarão disponíveis no futuro para os agentes relacionados com o turismo, a restauração e a hotelaria sediados no concelho.

 

Na sua intervenção o autarca local, José Luís Carneiro, destacou a existência de diversos atractivos em Baião, nomeadamente os produtos locais, as paisagens e o património edificado. “Temos recebido um crescente número de visitantes de vários pontos do país e do estrangeiro, muitos deles atraídos pelo elemento de identificação internacional que é o rio Douro. Contudo, verificamos que se torna necessário desenvolver um trabalho de qualificação de recursos humanos mais aprofundado na área do turismo”, completou o autarca.

 

“Esse objectivo”, acrescentou, “poderá ser obtido no âmbito deste acordo que prevê a formação em contexto real de trabalho e uma oferta na área de qualificação e formação extensível aos agentes da restauração e da hotelaria”.

 

Melchior Moreira, por seu turno, reforçou a importância da formação de recursos humanos para a obtenção de uma “oferta turística de excelência porque não chega ter boas paisagens e boas infra-estruturas”. O responsável referiu o contributo dado pelo município para que a região norte de Portugal fosse considerada a marca com maior atractividade a nível nacional.

 

 Em nome do ISAG pronunciou-se Paulo Vieira de Castro, director do Centro de Estudos Aplicados do instituto sediado no Porto. “Esta região e o concelho de Baião, em particular, têm todas as razões para serem bem sucedidos no âmbito turístico. Mas é possível fazer mais e melhor com o envolvimento de todos, desde as pequenas às médias empresas, passando pela autarquia e por outros agentes”. Este responsável do ISAG disse ainda que a objectivo do acordo não passa apenas por formar técnicos superiores, mas também quadros técnicos, tendo sempre como meta a obtenção de uma formação de excelência. 

Joaquim Ribeiro, sócio-gerente do Douro Palace Hotel, congratulou-se pela assinatura do acordo, que resulta da vontade de aproximação entre o ensino superior, os poderes públicos e as entidades privadas. Nesse sentido haverá lugar ao estabelecimento de mecanismos de cooperação que tornem possível a participação em projectos e estudos, baseados em problemas reais e na exploração de novas ideias e de soluções inovadoras.

 

A materialização concreta do acordo irá reflectir-se na realização de cursos de formação, seminários, workshops, conferências, formação contínua, profissional e de valorização cultural.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta