Baião: Câmara Municipal leva um pouco de Baião a Bruxelas

Baião: Câmara Municipal leva um pouco de Baião a Bruxelas

O presidente da Câmara de Baião, José Luís Carneiro, desafiou, no dia 20 de Maio, os emigrantes baionenses a serem “embaixadores do concelho nas comunidades e países onde estão inseridos”. O autarca falava durante o I Convívio de Baionenses em Bruxelas, que juntou mais de 120 pessoas num restaurante da capital belga: o “Le Roi du Poulet”, propriedade de Agostinho Pinto que há mais de 20 anos de anos trocou Baião pela Bélgica.

 

José Luís Carneiro é um dos 12 representantes portugueses no Comité das Regiões da União Europeia e aproveitou uma deslocação aquele organismo para participar no evento. O espaço foi pequeno, porque a ementa composta por vinhos de Baião e pela animação a cargo do grupo de música popular “O Estaleiro”, atraiu muito público, tendo sido rejeitadas inscrições num número superior aos participantes.

 

Na sua intervenção, José Luís Carneiro explicou que o evento foi organizado como uma forma de “estreitar laços entre o município e a comunidade baionense no estrangeiro” e que nos próximos anos se irá realizar noutros países onde os baionenses estão em grande número. O autarca referiu ainda o papel do Gabinete de Apoio ao Emigrante da CM Baião – organizador do jantar em conjunto com alguns elementos da comunidade local, que acolheram gratuitamente os músicos e colaboradores da autarquia de Baião –, como um apoio público e gratuito prestado pela autarquia aos cidadãos emigrantes, que queiram resolver assuntos em áreas como a educação, a aposentação ou investir no concelho, entre outros.

 

No jantar estiveram ainda empresários de referência na Bélgica em áreas como os vinhos e a construção, tendo sido abordada a possibilidade de exportação para a Bélgica dos vinhos verdes da casta avesso de Baião e de outros produtos locais de grande qualidade.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta