Sentir Penafiel em Dezembro…

Sentir Penafiel em Dezembro…

Durante o mês de Dezembro, a magia da época natalícia vai acompanhar todas as actividades propostas pela Biblioteca Municipal de Penafiel, desde a Hora do Conto com “Simão e a Noite de Natal”; o Atelier de expressão plástica “Vamos fazer o Presépio!”; “Histórias de Natal com Cidália Fernandes”; “ Aos Sábados, famílias na Biblioteca!”; “Concurso A Meia de Natal” e a vasta selecção de cinema de animação.

 

Já no próximo dia 3 de Dezembro, pelas 21 horas, será apresentada o livro “Vidas” de Filomena Silva e Nuno Garcia por Fernanda Silvério Ferreira. Um livro que aborda a sociedade e as influências do meio familiar no comportamento das crianças, tendo como objectivo despertar ao leitor uma reflexão sobre os comportamentos sociais e familiares.

 

No dia 10 de Dezembro, no Auditório da Biblioteca, Cidália Fernandes irá despertar e envolver todo as crianças com “historias de Natal” em duas sessões, uma às 10h00 e outra às 14h30.

.

A Hora do Conto do mês de Dezembro vai ter como livro “Simão e noite de Natal”, um conto de Eve Tharlet, destinado ao pré-escolar e que relata através de um pequeno pastor, a noite de nascimento de Jesus. A Hora do Conto realiza-se à segunda-feira pelas 14h30 e de terça-feira a sexta-feira pelas 10h00, sujeito a marcação prévia.

 

O “Acontece…Aos sábados, famílias na Biblioteca!”, no dia 11 de Dezembro, o atelier “Em família fazemos o presépio”, vai proporcionar momentos de alegria e interactividade entre famílias através do conto “Simão e a Noite de Natal “ de Maria Alberta Menéres, seguindo a proposta de elaboração de um presépio a partir de rolhas de cortiça com o objectivo de caracterizar uma, ou mais, figuras do presépio. Para o efeito serão disponibilizados vários materiais.

 

No que diz respeito a cinema, a biblioteca Municipal tem para este mês vários filmes animados todos eles falados em português. No dia 15, “A Bela e o Monstro – O Natal encantado”, dia 22 “Especial Natal – BABAR” e por fim Dia 29 “Santa Buddies – A lenda do Patas Natal”. As projecções dos filmes referidos efectuam-se no auditório da Biblioteca pelas 14h30.

 

 

Durante todo o mês, a exposição “Geometrias à mão levantada”, de Raquel Felgueiras vai estar patente na Biblioteca de Penafiel. Os trabalhos presentes nesta exposição jogam com a construção modular de espaços ou peças, onde é possível identificar a geometria como ferramenta de desenho e projecto. No entanto, as linhas não surgem rígidas, deixam-se antes levar pelo desenho à mão levantada e muitas vezes desaparecem com a sobreposição da mancha. O erro e a correcção são parte integrante do processo criativo e o seu registo permite identificar diferentes etapas da execução da obra. Tendo como referência formal os tanques comunitários ou mecanismos os elementos conjugam-se na construção de espaços repetitivos. No dia 21 de Dezembro, às 17h00, Raquel Felgueiras fará uma visita guiada à sua exposição.

 

Por fim, a Biblioteca de Penafiel organiza o concurso “A Meia de Natal”. O concurso encontra-se aberto à participação de todas as Escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância do concelho de Penafiel. Os trabalhos deverão ter como base o tema a concurso, sendo livres as técnicas e os materiais a utilizar. O 1º prémio será atribuído em duas categorias, Escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância, que receberão livros no valor de 75€. Ao 2º prémio, igualmente em duas categorias, Ensino Básico e Jardins de Infância, será também, atribuído um prémio em livros no valor de 50€. Todas as turmas participantes receberão um certificado de participação. Os trabalhos devem ser entregues na Biblioteca Municipal até ao dia 17 de Dezembro de 2010, sendo expostos na Biblioteca Municipal de 21 de Dezembro de 2010 a 24 de Janeiro de 2011.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta