Castelo de Paiva: INEM promoveu formação em manobras de suporte básico de vida

Castelo de Paiva: INEM promoveu formação em manobras de suporte básico de vida

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) proporcionou uma formação em Suporte Básico de Vida (SBV) a 150 habitantes do concelho de Castelo de Paiva.

 

Esta formação, da iniciativa da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, decorreu com sucesso durante a manhã do passado sábado, nas instalações do Pavilhão Municipal de Desporto e contou com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva e da Delegação de Castelo de Paiva da Cruz Vermelha Portuguesa.

 

Na sessão de abertura, para além do presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, estiveram presentes a Vereadora Judite Quintas, do Pelouro da Saúde, Manuel Campos, presidente do Núcleo de Castelo de Paiva da Cruz Vermelha e o Enfermeiro do INEM, Sérgio Moreira, coordenador desta acção de formação em Castelo de Paiva.

 

Congratulando-se com a realização desta iniciativa no concelho, o edil paivense louvou a acção do INEM e manifestou o seu agrado pela excelente adesão conseguida, lembrando depois, a importância de se adquirir conhecimentos nesta área, tendo em conta que, no dia a dia, somos confrontados com muitas situações de emergência, em que é necessário prestar socorro de imediato, ou actuar de modo a prestar cuidados básicos, enquanto se espera por uma assistência mais eficaz e profissional.

 

Tal como Gonçalo Rocha, também a Vereadora Judite Quintas e Manuel Campos partilharam a mesma opinião sobre a importância desta formação em massa, proporcionando conhecimentos junto da população para que possa colaborar mais com as entidades de socorro, nomeadamente como se deve proceder e pedir ajuda, actuando no local da ocorrência.

 

Os participantes tiveram formação teórica e prática de SBV, tendo sido destacados para o efeito 15 profissionais do INEM. Após uma hora de aula teórica, os 150 formandos foram divididos em grupos de dez pessoas para aprender e praticar com as suas próprias mãos as manobras de Suporte Básico de Vida.

 

Estas iniciativas são para o INEM, segundo revelou o Enfermeiro Sérgio Moreira, uma oportunidade de demonstrar à população que cada indivíduo faz parte da cadeia de sobrevivência e pode, por isso, ser essencial na preservação de uma vida humana.

 

Na sequência de um acidente ou de uma doença súbita, a probabilidade de sobrevivência e recuperação das vítimas depende da capacidade de quem presencia o acontecimento saber quando e como pedir ajuda, e iniciar de imediato as manobras de reanimação cárdio-respiratória.

 

Para este Coordenador da formação do INEM, o SBV é um conjunto de procedimentos e metodologias padronizadas que tem como objectivo reconhecer as situações de perigo de vida iminente, saber como e quando pedir ajuda e saber iniciar de imediato, sem recurso a qualquer utensílio, manobras que contribuam para a preservação da ventilação e da circulação, de modo a manter a vítima viável até à chegada do socorro. Estes procedimentos são fundamentais para o sucesso das equipas de emergência médica.

 

Recorde-se que o INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correcta prestação de cuidados de saúde.

 

A prestação de socorros no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do Sistema são, conforme referiu Sérgio Moreira, as principais tarefas do INEM, sendo que, através do número europeu de emergência – 112, este Instituto dispõe de múltiplos meios para responder a situações de emergência médica.

 

No final, quer o responsável do INEM, quer o presidente Gonçalo Rocha, fizeram um balanço bastante positivo desta acção, tendo o autarca paivense agradecido a colaboração de todos os profissionais do INEM presentes, bem como a participação dos formandos que, numa manhã gélida de Sábado, manifestaram interesse em garantir conhecimentos sobre prestação de socorro em situações de emergência.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta