Castelo de Paiva: alunos integrados no projecto Y.E.S. foram recebidos na câmara municipal

Castelo de Paiva: alunos integrados no projecto Y.E.S. foram recebidos na câmara municipal

Uma comitiva de professores e alunos participantes no Projecto Y.E.S. ( Young Europe`s Strategy ), foram hoje recebidos no edifício dos Paços do Concelho, no âmbito do programa delineado pelo Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva, entidade que volta a participar nesta acção e a acolher este programa de intercâmbio europeu.

 

Na recepção efectuada aos alunos e professores estrangeiros, oriundos de Espanha, França, Países Baixos, Eslováquia e Turquia, para além da representação de alunos e professores de Castelo de Paiva envolvidos neste projecto, o presidente da CM, Gonçalo Rocha deixou uma saudação de boas vindas, falou das potencialidades do município paivense e não deixou de evidenciar a importância deste tipo de acções e de intercâmbios culturais e escolares permitindo conhecer outras gentes e ambientes, ampliando horizontes e sendo um excelente contributo para o desejado desenvolvimento europeu que se quer ver concretizado.

 

Por sua vez, Fátima Almeida, presidente do Agrupamento de Escolas sedeado em Sobrado, também se mostrou agradada que o Agrupamento possa continuar a dinamizar este tipo de projectos e a possibilitar estas acções que valorizam a escola e os seus alunos, promovem um intercâmbio de culturas, de costumes, de idiomas e de amizades, potenciando um património único e para toda a vida.

 

No âmbito do projecto dedicado aos temas da diversidade cultural, estiveram presentes nesta cerimónia de boas – vindas na autarquia de Castelo de Paiva, doze professores estrangeiros, 33 alunos estrangeiros e vários professores do Agrupamento local, que acompanham o programa da estada em Portugal, onde se destacam visitas guiadas ao concelho e à cidade do Porto, iniciativas culturais, festivais de musica, jantares temáticos, debates e até momentos de confraternização com o tradicional Magusto de S. Martinho.

 

Recorde-se que, esta acção de intercâmbio escolar, já com tradições na antiga Escola Secundária e agora Agrupamento de Escolas em Sobrado, assenta num processo de permuta de alunos e docentes e deve ser entendido como uma actividade interdisciplinar de índole pedagógica e cultural, integrado no processo ensino – aprendizagem, organizado segundo objectivos previamente definidos, visando um melhor conhecimento mútuo, através da correspondência escolar, troca de materiais e participação na vida escolar do estabelecimento de ensino.

 

Esta é, sem dúvida uma experiência única, não só para os alunos que são anfitriões, mas também para os que estão de visita, até porque, para além da convivência na escola, viver na casa de uma família, por sua vez, significa muito mais que hospedar-se, mas sim a grande oportunidade de viver como um cidadão deste país, conhecendo novos hábitos de vida, convivência familiar, costumes alimentares, lazer, potenciando também, o primeiro contacto com a aprendizagem de um idioma estrangeiro.

 

 

A CM de Castelo de Paiva colabora ainda, nesta iniciativa, com a entrega de um passe especial para que os alunos estrangeiros possam viajar nos transportes escolares, junto das famílias de acolhimento, no período que durar a sua passagem pelo concelho.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta