Técnicos europeus analisam sistema de combate a incêndios florestais de Baião

Técnicos europeus analisam sistema de combate a incêndios florestais de Baião

Comitivas de técnicos de protecção civil de Espanha, Grécia, Bulgária, Itália e Polónia chegaram dia 26 de Outubro, a Baião. O município local organiza o quinto encontro do projecto comunitário “PRoMPt”, dedicado ao estudo da prevenção e do combate aos incêndios florestais. Baião é o concelho com maior percentagem de área verde no distrito do Porto: cerca de 63 por cento do território.

 

Debates, comunicações de especialistas, visitas de estudo às infra-estruturas de protecção civil locais e um simulacro em grande escala na Serra da Aboboreira compõem o programa da iniciativa entre 27 e 29 de Outubro.

 

Com um orçamento de 1,5 milhões de euros, o PRoMPt (Proactive Human Response to Wildfires Outbreak: Measure and Prepare for it) está integrado no programa comunitário Interreg IV, que financia programas de cooperação interregional europeus. O projecto tem a duração de 36 meses (de Outubro de 2008 a Setembro de 2011) e o Município de Baião como único representante português.

 

O objectivo é promover a troca de experiências entre regiões com diferentes realidades sócio-económicas, geográficas e culturais acerca de um problema comum: os incêndios florestais.

 

Para a reunião de Baião estão confirmadas as presenças de um total de seis entidades: Região da Grécia Ocidental; Instituto Tecnológico de Pesquisa em Informática (Grécia); Instituto de Sistemas Industriais (Grécia); Distrito de Bielsko Biala (Polónia); Centro Tecnológico de Ciências da Floresta da Catalunha (Espanha); e Centro Regional de Florestas de Kardzhali (Bulgária). Entre os participantes nacionais contam-se responsáveis da Guarda Nacional Republicana, dos Serviços de Protecção Civil de Lisboa e de associações ambientalistas nacionais.

 

Durante este encontro, as comitivas estrangeiras vão poder ficar a conhecer as técnicas, infra-estruturas e equipamentos utilizadas pelas corporações de bombeiros locais nos combates aos incêndios florestais e conhecer algumas experiências locais, como o dispositivo nocturno de vigilância florestal.

 

Para o encerramento do evento está agendada, no dia 29 de Outubro, nos Paços do Concelho de Baião, a partir das 15h30, uma conferência de imprensa conjunta entre o presidente da Câmara de Baião, José Luís Carneiro e a gestora do projecto Natassa Pyrgaki (Grécia).

 

Aos jornalistas que queiram acompanhar o simulacro de combate ao incêndio florestal (dia 29 entre as 11h00 e as 12h30), será oferecido almoço por parte da organização.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta