Publicidade

banner-festas-do-marco-2019-700x394
Banner-Expomontemuro-2019-700x315

Baião: Montaria ao javali atrai caçadores

Baião: Montaria ao javali atrai caçadores

Realiza-se a 9 de Outubro mais uma edição da Montaria ao Javali, de Baião. Espera-se que o evento organizado pela Associação de Caçadores e Pescadores de Ovil e Loivos do Monte atraia centenas de caçadores à Serra da Aboboreira.

 

A concentração dá-se por volta das 8h30 na sede dos Bombeiros Voluntários de Baião, partindo os caçadores para o terreno. A prova realiza-se na zona de caça municipal 3712, onde estão colocadas mais de 100 “portas de caça” ao longo da serra.

 

A prova conta com o apoio da Câmara Municipal de Baião, das Juntas de Freguesia de Ovil e de Loivos do Monte e de várias empresas locais.

 

 

Os rituais e tradições das montarias

As montarias caracterizam-se por uma série de rituais e tradições, mais ou menos solenes, e que conferem às caçadas uma cultura especial. O encontro dá-se ao princípio da manhã. Segue-se um pequeno-almoço calórico, para dar energia e ajudar a combater o frio: tripas, moelas e fumeiro são algumas das iguarias, complementadas com aguardente e vinho.

 

Feitos os sorteios das “portas” (faixa de terreno destinada a cada caçador, ou “monteiro”), os participantes são transportados para a sua zona através de “armadas” (nome dado às carrinhas de caixa aberta). Em alguns locais de difícil acesso, na serra, torna-se necessário recorrer a “postores”, homens com grande conhecimento do terreno e que levam a pé cada um dos monteiros até à sua porta.

 

Cerca das 11h30 inicia-se a Montaria, através de um foguete que estalando no céu dá o “sinal de partida”. As 10 matilhas de cães de caça, guiadas por um “matilheiro”, dãrão entrada nos bosques, à procura dos javalis, forçando-os a sair dos seus esconderijos. É nesse momento que os javalis se tornam visíveis para os monteiros que podem tentar alvejá-los, desde que estes estejam na área da sua porta. Durante perto de quatro horas a montaria continua, até que um novo foguete a dê por terminada.

 

É altura de coleccionar os troféus de caça, comparar a pontaria, a sorte ou o infortúnio de cada Monteiro, e rumar de volta ao ponto de partida para uma confraternização à mesa.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Publicidade

Banner-Festival-Francesinha-Felgueiras-700x446

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta