extensao saude eiriz baiao
Publicidade

As obras de requalificação das extensões de saúde de Eiriz e de Santa Marinha do Zêzere, no concelho de Baião, estão em curso e deverão estar concluídas em julho de 2024.

Com um investimento global de 747 mil euros, as empreitadas foram consignadas nos dias 30 de novembro e 11 de dezembro, respetivamente, sendo o prazo de execução de 210 dias. Trata-se de um momento “de grande significado para todos os baionenses” e que “assinala o compromisso do Governo no âmbito da descentralização, no caso concreto na área da saúde, de proporcionar melhores recursos e estruturas mais eficientes e centradas nas necessidades da nossa população”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira.

Em comunicado, o município explica que o avanço nas obras vem na sequência da reunião realizada no dia 16 de outubro, entre o presidente e o vice-presidente da câmara, Paulo Pereira e Filipe Fonseca, e o ministro da saúde, Manuel Pizarro.

De acordo com a autarquia, nestes edifícios, as obras incluem a requalificação dos mesmos – substituição da cobertura por materiais com isolamento térmico, bem como a aplicação de novos rufos e tubos de queda.

Ao nível da estrutura dos edifícios, será feita a impermeabilização de paredes e renovado o sistema de drenagem de águas pluviais. As fachadas serão intervencionadas, com substituição do revestimento por um novo sistema de isolamento térmico. Para além disso, todo o interior será renovado, incluindo a substituição do sistema de ar condicionado.

Os trabalhos incluirão “a tomada de todas as precauções ao nível das redes de intrusão e segurança contra incêndios dos edifícios”, refere ainda.

As duas unidades de saúde mantêm-se em funcionamento enquanto decorrem os trabalhos.