Sala de Ensaios – LSD Bookings é o vencedor do Orçamento Participativo Jovem do município de Lousada

Sala de Ensaios – LSD Bookings é o vencedor do Orçamento Participativo Jovem do município de Lousada

No mesmo dia em que se assinalou o aniversário do Espaço AJE, foi anunciada a proposta vencedora do Orçamento Participativo Jovem 2018, prémio entregue à Sala de Ensaios – LSD Bookings.

Cristina Moreira, vereadora com o pelouro da Juventude destacou que “Lousada vai contar, num futuro próximo, com uma sala de ensaios, representando um contributo muito importante para o concelho, tendo em conta que a música é um dos segmentos culturais mais evidentes em Lousada”.

A autarca afirmou ainda que “o executivo municipal disponibiliza, desta forma, 30 mil euros do orçamento deste ano, para que o LSD Bookings, o projeto vencedor, seja concretizado”.

Neste concurso estiveram a votação 13 projetos relativos ao Orçamento Participativo Jovem, com temas diferenciadas, que foram desde o ambiente, à música, à arte urbana, ao teatro, aos recursos multimédia, à juventude, ao desporto, entre outros. O obteve 137 dos 505 votos contabilizados, cujo promotor é Nuno Miguel Moreira Henriques.

Segundo comunicado enviado à imprensa, este é um projeto na área da música e das infraestruturas, com um valor estimado de 30 mil euros, montante máximo que a autarquia comparticipa para o projeto vencedor.

lousada orcamento participativo jovem (1)

De acordo com os mentores deste projeto “a Sala de Ensaios -LSD Bookings é um conceito já existente que surgiu pela necessidade de trazer novos projetos musicais e artísticos ao coração de Lousada. Organizaram-se já vários eventos locais, entre os quais concertos periódicos em alguns dos espaços existentes no concelho, dois festivais e alguns intercâmbios de bandas, onde através de contactos com outras promotoras foi possível trazer a Lousada projetos de fora, ao mesmo tempo que se proporcionaram oportunidades às bandas locais para se promoverem e alcançarem patamares mais altos”.

Conforme foi divulgado este projeto “destina-se à preparação, gravação e lançamento de projetos musicais, através da criação de uma associação sem fins lucrativos. A proposta consiste na remodelação de um espaço interior existente e adaptá-lo à atividade musical. Pretende-se que neste espaço funcionem duas salas confortáveis para ensaios, um espaço de trabalho, um espaço comum e um estúdio de gravação”.

Para os promotores do LSD Bookings “o projeto vem colmatar a necessidade de criar boas condições, até então inexistentes, não só aos vários projetos atuais, como também fazer com que outros possam surgir. Esta estrutura também pretende envolver a comunidade local em várias outras atividades”.

lousada orcamento participativo jovem (2)

Relativamente aos motivos que podem ter estado na origem desta votação o grupo refere que uma das principais razões passa essencialmente por Lousada ser um concelho jovem com uma veia artística bastante presente. “A necessidade de proporcionar condições de trabalho para a imensidão de jovens talentos, não só autodidatas, mas também os que todos os anos brotam do Conservatório do Vale do Sousa, certamente que foi fator preponderante na decisão de voto”, foi referido.

O grupo explica ainda que “o facto do sector musical se ter tornado, nos últimos anos, uma forte atração turística, acaba por ser uma razão intrínseca para que este projeto esteja hoje a caminho da sua concretização”.

De seguida o grupo pretende “reunir com o presidente da Câmara Municipal de Lousada, para acertarmos todos os pormenores uma vez que, sendo este um projeto público, cabe ao município a sua concretização com o nosso apoio”.

 

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta