Fim-de-Semana Gastronómico de Amarante decorre entre 12 e 14 de janeiro

Fim-de-Semana Gastronómico de Amarante decorre entre 12 e 14 de janeiro

Inserido no guia dos fins-de-semana gastronómicos do Turismo do Porto e Norte de Portugal, a sugestão de Amarante acompanha as celebrações de São Gonçalo, e oferece uma ementa rica em tradições, desde o cabrito serrano assado no forno a lenha até aos doces conventuais, passando pelo fumeiro mais tradicional e o vinho verde.

amarante fim de semana gastronomico (2)

Este evento decorrerá entre os dias 12 e 14 de janeiro e, no sábado, dia 13, entre as 16h00 e as 18h00, realizar-se-á no antigo Mosteiro de Santa Clara (atual Biblioteca Municipal Albano Sardoeira) uma conferência sobre os “Doces conventuais e os seus segredos”. Além de uma incursão pela história dos doces conventuais, a conferência conta com uma demonstração prática do fabrico dos doces e termina com uma degustação dos mesmos.

amarante fim de semana gastronomico (1)

Segundo comunicado enviado à imprensa, a Douro Tâmega Expedições está a organizar a tradicional caminhada pelos Caminhos de São Gonçalo, a atividade terá lugar domingo, dia 14 de janeiro, com encontro marcado às 9h00 junto às Termas de Amarante. Trata-se de um percurso de cerca de 9km que pode ser feito a pé, de bicicleta ou mesmo a cavalo.

amarante fim de semana gastronomico (3)

Conforme foi também revelado, as celebrações eucarísticas terão lugar na Igreja de São Gonçalo no sábado, dia 13 de janeiro, às 17h30 e no domingo, dia 14 de janeiro, às 11h00 e às 18h00, com a tradicional bênção e dádiva dos figos secos no final de cada celebração religiosa em honra do Santo, onde se agradece e apela a um “novo ano fecundo e favorável”.

Para mais informações, contacte [email protected].

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta