Nacional de Navegação 4×4 2017:  Ricardo Almeida/João Martins campeões em Paredes

Nacional de Navegação 4×4 2017:  Ricardo Almeida/João Martins campeões em Paredes

Ricardo Almeida/João Martins em Jeep Wrangler são os campeões nacionais de navegação 4×4.

A equipa Trilhos do Estreito/Poiarpeças venceu a última e derradeira etapa em Baltar, Paredes, e levou a melhor sobre a dupla da CF4x4 (José Carvalho/Hilário Mello) que chegou a esta última prova em igualdade pontual com os campeões.

A dupla Almeida/Martins cumpriu uma prova exemplar, completando todas as estratégias e ficando muito perto do pleno: deixaram apenas por fazer três pontos livres. Fizeram 2580 pontos, quando o máximo possível eram 2610. “Foi uma prova muito difícil e decidimos arriscar logo desde início. Uma vez que a prova foi mais curta tivemos de ter um bocadinho o pé mais pesado. Tentámos fazer o pleno, não conseguimos por 3 WP’s, mas correu bem. (…) Nesta prova o tudo ou nada, arriscámos e conseguimos ganhar. Estamos bastante satisfeitos”, revelavam os novos campeões nacionais no fim da jornada.

No segundo lugar ficou então a dupla que viajou de Braga. José Carvalho e Hilário Mello, em Land Rover, apesar de terem completado todas as estratégias, optaram por deixar dez dos pontos menos valiosos por fazer e por isso terminaram a prova com menos 70 pontos do que os vencedores. “Apostámos ao máximo, mas não correu como esperávamos. O clima também não ajudou e tornou a prova muito mais difícil. Como havia WP’s que valiam pouco, optámos por não os fazer… o que foi uma asneira nossa”, explicava Hilário Mello no fim da etapa, claramente desiludido com a derrota.

A completar o pódio mais uma equipa de Vila Nova de Poiares. O antigo campeão nacional Tiago Dias convidou o experiente José Magalhães para o encerramento do campeonato e a estratégia resultou: completaram quatro das cinco estratégias e ainda alguns waypoints livres conseguindo assim um terceiro lugar com 2010 pontos.

No que às contas do campeonato diz respeito, Ricardo Almeida/João Martins são então os campeões nacionais de navegação 2017 e José Carvalho/Hilário Mello os vice-campeões. O bronze do CNNavegação 4×4 2017 vai para a equipa Jonas Love, com Victor Rafael e Jorge Guedes.

O Clube TT Paredes foi um dos mentores deste regresso do Campeonato Nacional de Navegação aos trilhos e deu o exemplo, organizando uma excelente prova. Um percurso com 60 waypoints e cinco estratégias –  “Monumentos”, “Marcos geodésicos” “Gémeos” “Offroad” e “Turísticos” – repartidos por vários pontos do concelho de Paredes e  embelezada pelo clima. A chuva e o nevoeiro levantaram algumas dificuldades, tornando a prova ainda mais interessante e desafiante para as dez equipas em competição.

Concentrada sobretudo na parte sul do concelho, a jornada passou por Baltar,  Cete, Gandra, Sobreira, Recarei, Castromil, Vandoma e Aguiar de Sousa mostrando algumas das mais belas paisagens do concelho de Paredes.

Depois de passagens por Vila Nova de Poiares, Fafe e Paredes a temporada 2017 está encerrada, mas participantes e clubes organizadores deixaram bem patente o esforço pelo regresso já na próxima época 2018.

motores-navegacao4x4-paredes-010

Classificação:

1.º Ricardo Almeida/João Martins – Jeep Wrangler – 2580 pontos

2.º José Carvalho/Hilário Mello – Land Rover – 2510 pontos

3.º Tiago Dias/José Magalhaes – Jeep Wrangler – 2010 pontos

4.º Bruno Salgado/Bruno Moreira – Mitsubishi Pajero – 1970 pontos

5.º Victor Rafael/Jorge Guedes – Nissan Patrol Y61 – 1970 pontos

6.º Manuel Gonçalves/Hugo Velho – Nissan Patrol Y61 – 1710 pontos

7.º Gaspar Pacheco/Diogo Garcez – Land Rover – 1080 pontos

8.º Luís Gaspar/Sérgio Candeias – Toyota bj73 – 860 pontos

9.º Rui Pinheiro/David Pinheiro – Land Rover – 730 pontos

10.º Paulo Pinto/Ricardo Mendes – Mitsubishi – 540 pontos

Fotos: Rogério Lente

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta