Câmara de Cinfães entregou habitações a 16 famílias carenciadas do concelho

Câmara de Cinfães entregou habitações a 16 famílias carenciadas do concelho

A reconstrução do Bairro de São Sebastião, no concelho de Cinfães, foi inaugurada esta sexta-feira, dia 10 de agosto, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Armando Mourisco.

O município recuperou os antigos bairros sociais, construídos há mais de quatro décadas para dar resposta às necessidades dos cidadãos residentes no concelho que chegavam do Ultramar.

A intervenção consistiu, numa primeira fase, na demolição das edificações existentes, e numa segunda fase, na construção de novos fogos, 20 no total, com a seguinte tipologia: quatro T1, oito T2 e oito T3. Dezasseis dessas 20 habitações já foram entregues aos arrendatários, que são famílias que já viviam nesse bairro, as restantes quatro serão levadas a concurso.

cinfaes bairro social

Esta empreitada representa um investimento próximo de um milhão de euros, totalmente suportado pela autarquia cinfanense. “Hoje dá-nos um gozo e um orgulho imenso, poder ter aqui habitações a custos controlados, com uma dignidade enorme e pronta a receber essas famílias”, enalteceu Armando Mourisco em conversa com o Jornal A VERDADE.

“Isto é um arrendamento apoiado, ou seja, quem tem mais carência paga menos, quem tem menos carência paga mais, é uma questão de justiça social e é isso que temos de cumprir”, explicou  o autarca.

cinfaes bairro social 4

Armando Mourisco revelou que a intenção do município é continuar a ajudar as famílias mais carenciadas do concelho. “É nossa intenção continuar este caminho para o futuro, sobretudo numa política de proximidade. Depois do levantamento dos serviços sociais vamos começar a adquirir habitações devolutas nas várias freguesias e, de acordo com esse levantamento, requalifica-las e entrega-las no âmbito do arrendamento apoiado dessas famílias”, sublinhou.

Segundo o presidente da autarquia, e de acordo com o levantamento dos Serviços Sociais do município, só no ano de 2018, foram ajudadas 87 famílias no que ao apoio de arrendamento diz respeito.

cinfaes bairro social 3. jpg

O autarca realçou ainda que este investimento “decorre das boas contas da Câmara Municipal de Cinfães”.

Maria Fernanda Dias, de 74 anos, recebeu uma destas habitações. “Esta casa é boa, está mais confortável”, notou.

A cinfanense vive com a neta, o marido da neta e o filho da neta. Aquela casa foi-lhe atribuída devido às condições de saúde do marido, que se encontra nos cuidados continuados. “O meu marido está nos cuidados continuados, tem cancro e está a acabar de tratar. Ele vem para aqui, por isso é que fiquei com esta casa para ser mais fácil de ele entrar e sair”, explicou.

A sessão solene aconteceu na Câmara Municipal, de seguida foram entregues as chaves das novas habitações aos 16 arrendatários.

cinfaes bairro social 6

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.