Baião: Obras do circuito pedonal sobre a Albufeira da Pala deverão começar daqui a um mês

Baião: Obras do circuito pedonal sobre a Albufeira da Pala deverão começar daqui a um mês

O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, esteve na manhã desta sexta-feira em Ribadouro, a visitar o local onde em breve começará a ser construído um circuito pedonal com vista privilegiada sobre a Albufeira da Pala.

Juntamente com Daniel Guedes, presidente da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, e técnicos da autarquia, foram observados e acertados pormenores finais relativos à realização do trabalho, divulgou o município de Baião.

Segundo é avançado em nota de imprensa, a obra, que tem um prazo de execução de 180 dias e que se encontra em fase de audiência prévia, “deverá arrancar dentro de um mês e vem colmatar uma pretensão muito antiga por parte da população local”.

baiao - passeio pedonal albufeira da pala (1)

Citado na nota, Daniel Guedes mostrou-se muito satisfeito por ver “finalmente, a obra no bom caminho”, não deixando de lembrar que a “Albufeira da Pala é a menina dos olhos de Ribadouro e que são muitos os turistas, e os próprios baionenses que habitam no concelho”, que por lá “passeiam e que, com a conclusão da obra, o vão poder fazer com outra comodidade e segurança”.

Paulo Pereira partilhou da mesma opinião referindo a importância turística que exerce a zona da Pala no concelho e lembrou que “esta obra já podia estar feita, é um facto, mas tivemos que esperar pela melhor oportunidade no que aos fundos comunitários diz respeito. Só agora foi possível avançar. Foi um compromisso que assumimos e que vamos honrar”.

O autarca revelou ainda que já há projeto para uma segunda fase: “fizemos nova candidatura a fundos comunitários e encontramo-nos a aguardar, com muita expectativa de que levaremos todas as fases da obra a bom porto”.

O presidente da câmara mostrou-se muito entusiasmado com o início dos trabalhos, pois “esta é das poucas zonas do concelho onde se consegue um trajeto relativamente plano junto ao Douro” e a obra vai “permitir verdadeiros momentos de fruição e lazer a todos quantos venham a usufruir dela”, disse.

baiao - passeio pedonal albufeira da pala (4)

A primeira fase dos trabalhos vai arrancar num terreno marginal ao Rio Douro e pretende requalificar o espaço confrontante ao rio, criando um passeio pedonal marginal à Estrada Nacional 211 (EN), bem como a introdução de melhoramentos ao nível do pavimento e mobiliário urbano.

O passeio, à face da EN, terá a largura de 2,50m e será executado em guias de granito. A plataforma será em betão poroso pigmentado e incorporará uma guarda de proteção em ferro em toda a sua extensão.

O espaço terá bancos, papeleiras, bebedouros, iluminação e balizadores, entre outros. Em toda a extensão da obra serão ainda plantadas várias espécies arbóreas com predominância para as laranjeiras.

 

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.