CIM do Tâmega e Sousa apresenta sistema ‘Escola 360’ em Baião

CIM do Tâmega e Sousa apresenta sistema ‘Escola 360’ em Baião

 

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa organiza, no próximo dia 13 de junho, na Casa da Juventude e do Desporto de Baião (Casa de Chavães), uma sessão de apresentação do sistema ‘Escola 360’ (E-360), um projeto integrado no SIMPLEX – Programa de Simplificação Administrativa e Legislativa, promovido pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC).

Desenvolvido pela CIM do Tâmega e Sousa, em estreita articulação e cooperação com os municípios e comunidade educativa do território, o PIICIE do Tâmega e Sousa impõe-se como um instrumento estratégico no domínio da educação e um importante reforço estratégico e operacional das políticas públicas educativas nesta região.

A sessão é dirigida a autarcas e a representantes de agrupamentos de escola, escolas não agrupadas e escolas profissionais do Tâmega e Sousa e contará com a participação da subdiretora-geral da DGEEC, Teresa Evaristo. Estarão também presentes o primeiro-secretário da CIM do Tâmega e Sousa, Telmo Pinto, e o vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, José Pinho Silva, que assume o pelouro da Educação.

O E-360 é um sistema que tem o objetivo de centralizar todos os processos de gestão escolar dos alunos, desde o ensino pré-escolar ao secundário. Esta aplicação vai permitir às escolas e organismos da administração educativa a gestão do ciclo de vida do aluno, proporcionando uma visão completa sobre o seu percurso educativo e fornecendo informação em tempo real sobre os alunos.

Será disponibilizado para os encarregados de educação um conjunto de funcionalidades que pretendem contribuir para uma maior simplificação e transparência de processos e para o incremento da eficácia e da eficiência da sua interação com a escola.

Segundo nota enviada à imprensa, a partilha de serviços e de competências tem permitido “potenciar oportunidades”, bem como demonstrar que “o trabalho em rede, a uma escala intermunicipal, se tem traduzido em ganhos de eficácia e eficiência e, consequentemente, de qualidade”. Neste sentido, a CIM do Tâmega e Sousa tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas tendo em vista a modernização administrativa e a promoção do sucesso educativo do Tâmega e Sousa.

Esta visão da CIM do Tâmega e Sousa encontra eco na iniciativa E-360, e a partir do próximo ano letivo e durante três anos (2018/2019, 2019/2020 e 2020/2021), esta comunidade intermunicipal vai dar início à implementação do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE do Tâmega e Sousa).

 

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.