Docentes do norte do país recebem formação de canoagem em Marco de Canaveses

Docentes do norte do país recebem formação de canoagem em Marco de Canaveses

 

Iniciaram esta segunda-feira e estendem-se até 14 de julho, em Marco de Canaveses, dois cursos de formação em “Iniciação à Canoagem na Escola”, organizados pelo Centro de Formação de Associação de Escolas de Marco de Canaveses e Cinfães (CFAE MarcoCinfães) em parceria com a Direção Geral de Educação/ Desporto Escolar, com a Federação Portuguesa de Canoagem e com Centro de Formação Desportiva de Canoagem do Agrupamento de Escolas nº 1 de Marco de Canaveses.

Os formandos são provenientes não só das escolas e agrupamentos dos concelhos de Marco de Canaveses e Cinfães mas também de escolas de todo o norte do país.

A componente teórica é ministrada nas instalações da Escola Secundária de Marco de Canaveses e a componente prática tem lugar no Centro de Formação Desportiva de Canoagem, na freguesia de Sobretâmega.

Em pleno Parque Fluvial do Tâmega, Elsa Correia, diretora do CFAE MarcoCinfães, destacou o “enorme sucesso que a ação teve a nível de inscrições”, tendo sido contabilizadas “130 inscrições para além dos telefonemas que recebíamos todos os dias a pedir informações”, revelou. Segundo a diretora, a perspetiva é que no próximo ano letivo haja mais turmas de iniciação e até de nível II.

“O Desporto Escolar está altamente empenhado na formação dos docentes. Formação essa que está alicerçada em parcerias com os centros de formação e com as federações desportivas”, notou Pedro Menezes, responsável pela coordenação local do Desporto Escolar do Tâmega, acrescentando que desde 2013 “foram realizadas centenas de formações e mais de seis mil docentes fizeram as formações do Desporto Escolar”.

José Teixeira, diretor do Agrupamento de Escolas nº 1 de Marco de Canaveses, assinalou que a formação teve como intenção “consolidar o centro de formação na escola mas também, juntamente com a junta de freguesia, dar a conhecer esta terra”. Dirigindo-se aos presentes pediu que fossem “evangelizadores” da região. “Somos uma zona um bocado esquecida e talvez agora seja um bocadinho lembrada”, disse.

Também Eduardo Silva, presidente da Junta de Freguesia de Sobretâmega, pediu a todos os docentes que “falem de Sobretâmega e das boas condições” ali existentes. Lembrou ainda que foi assinado recentemente, a 1 de julho, um protocolo entre a Câmara Municipal de Marco de Canaveses, a Junta de Freguesia e o agrupamento de escolas, para “relançar a prática da canoagem e promover o espaço náutico”.

marco - formacao canoagem (2)

O formador da ação é Ricardo Machado, vice-presidente da Federação Portuguesa de Canoagem e coordenador da modalidade de canoagem no Desporto Escolar, no Ministério da Educação. Natural de Amarante, Ricardo Machado assumiu-se como conhecedor das condições naturais existentes em Marco de Canaveses. “Têm instalações, material, alunos, portanto estão reunidas as condições para que haja aqui prática mais regular desta modalidade. Acho que Marco de Canaveses tem condições naturais excecionais e espero que esta ação possa contribuir para esta dinamização e arranque de um programa mais regular nos próximos anos. A federação está disponível para ajudar naquilo que for necessário, tanto em termos de formação como em termos de materiais, para que nos próximos anos possamos também ter Marco de Canaveses com representantes nas nossas competições e no desporto federado”, transmitiu.

Com a ação agora iniciada o CFAE MarcoCinfães pretende que os formandos, docentes de Educação Física, desenvolvam competências técnicas que lhes permitam implementar a atividade nas suas escolas e nas suas comunidades, mas também prepará-los para promover, junto dos alunos, o reconhecimento e valorização dos recursos naturais da sua região e a sua articulação com a adoção e divulgação de estilos de vida saudáveis e sustentáveis.

 

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.