Município de Celorico de Basto apresentou plano para o combate ao insucesso escolar

Município de Celorico de Basto apresentou plano para o combate ao insucesso escolar

 

Foi apresentado ao Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, na quarta-feira, dia 20 de junho, o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, PIICIE-TS.

Este plano é desenvolvido pela Câmara Municipal de Celorico de Basto e pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e advém de uma candidatura ao Programa Operacional Regional Norte (Norte 2020), promovida pelo município de Celorico de Basto em parceria com a CIM-TS que se encontra organizado em nove operações e seis atividades, desenvolvidos em 36 meses.

Joaquim Mota e Silva, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, referiu que “já não se aposta somente na obra mas nas pessoas e dá-se principal enfoque à educação, à formação. Este projeto, este plano, é sinal dessa mesma orientação e na minha opinião, muito positiva. Um caminho novo feito fundamentalmente em parceria, que nos traz um conjunto de perspetivas novas, novos caminhos feitos em uníssono que se vão efetivando e aprimorando diariamente”.

O autarca afirmou ainda que o executivo conhece a realidade do concelho. “Sabemos que, muito há a ser feito no que respeita ao combate ao insucesso escolar, numa lógica de inclusão onde é crucial a valorização do individuo”, mencionou, acrescentando que este plano será uma mais-valia, uma “ferramenta que irá contribuir ainda mais para os sucesso dos nossos alunos e, apesar de todos os percalços que possam surgir ao longo destes três anos, estou certo, que os resultados serão muito positivos não apenas para os alunos mas para toda a comunidade”.

Com este plano dar-se-á primazia a seis atividades, direcionadas aos alunos do Agrupamento de Escolas e da Escola Profissional de Fermil: o BECA, Música, Teatro na Escola, Atelier de cerâmica, Sala do futuro e o Sagaz. Para o sucesso destes projetos foram contratados três recursos humanos que integram as equipas multidisciplinares na área do desporto, teatro e artes, que irão acompanhar os alunos através das diferentes atividades que integram as operações do PIICIE-TS.

celorico de basto combate insucesso escolar (2)

Paralelamente a estas atividades serão desenvolvidas outras ações transversais a todos os municípios que integram a CIM-TS.

Segundo Telmo Pinto, secretário executivo da CIM –TS, o trabalho é fundamental para o sucesso. “Temos que trabalhar todos em sintonia na valorização da educação. Somos ambiciosos e esperamos o máximo de ambição de todos os que trabalham connosco para termos os melhores resultados. Este é um projeto complexo, novo, que envolve os 11 municípios e que nos trará certamente alguns embaraços. A contratação pública não é fácil, há realidades que nos ultrapassam, mas com a lealdade institucional existente estou certo de que, apesar do processo ser moroso e complicado, vamos fazer bem”, concluiu.

A apresentação efetiva do projeto esteve a cargo da coordenadora da CIM –TS para este plano, Olga Melo.

Também Fernando Peixoto, vereador com o Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Celorico de Basto, se mostrou muito confiante neste plano. “Celorico está no caminho certo. Os atrasos ajudaram a maturar algumas questões e estou certo de que esta CIM será um exemplo neste processo”, enalteceu.

Um plano que será implementado junto dos alunos do Concelho de Celorico de Basto, que para a nova diretora do Agrupamento de Escolas, Eduarda Alves, “o insucesso evidencia-se nos resultados. Existem problemas que temos que combater e este projeto irá criar nova oferta educativa indo de encontro às motivações dos alunos e diminuir o abandono escolar”.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.