Celorico de Basto: Grupo de Teatro Celoricence apresentou ‘A farsa do Advogado Pathelin’

Celorico de Basto: Grupo de Teatro Celoricence apresentou ‘A farsa do Advogado Pathelin’

O Centro Cultural Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, nos dias 15 e 16 de junho, a representação da peça ‘A farsa do Advogado Pathelin’ apresentada pelo Grupo de Teatro Celoricense. Esta foi uma forma de encerrar o mês dedicado ao teatro.

Ao longo de um mês, Celorico de Basto assistiu a quatro peças de teatro diferentes que levaram ao palco grande parte dos atores que integram o GTC.

O presidente do grupo de teatro, Filipe Gonçalves, referiu que “este festival é a melhor forma de apresentarmos o trabalho que temos vindo a desenvolver ao longo dos tempos. É facto que ainda dispomos de parcos recursos mas estamos a trabalhar para conseguirmos todas as condições para que os nossos atores possam apresentar mais peças ao longo do ano”.

O dirigente disse ainda que terminou, neste momento, um ciclo de formação. “Todas as turmas do GTC terminaram os três anos de formação e temos agora um grupo alargado de atores preparados para trabalhar arduamente em teatro. Não quer dizer contudo, que deixaremos de ter formação, ainda vamos analisar a hipótese de abrirmos novas turmas”, ressalvou.

teatro celorico de basto (3)

No dia 26 de maio, dia de abertura do festival ‘Àmostra’, foi apresentada a peça o ‘Chá de São Cornélio’ pelo grupo de teatro do Centro Cultural Lordelense – Vila Real. No dia 2 de junho, o grupo de teatro de novelas – Penafiel apresentou o teatro de revista ‘Ide dar lavagem à porca’.

O Grupo de Teatro Celoricense apresentou, no dia 10 de junho, uma peça de teatro infantil original criada e encenada por Tiago Pires, denominada ‘Ulisses’.

Joaquim Mota e Silva, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, afirmou que “este festival de teatro é a prova viva de que somos um concelho voltado para a cultura e que existem artes que nos identificam, e o teatro é uma dessas artes”.

“Continuaremos a apoiar esta dinâmica criada por este grupo de teatro e, estou certo, que muito em breve, serão reconhecidos pelo trabalho meritório que têm desenvolvido na formação e na divulgação desta arte”, concluiu o autarca.

teatro celorico de basto (2)

 

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.