Idosos de Celorico de Basto vão apresentar marchas populares este sábado

Idosos de Celorico de Basto vão apresentar marchas populares este sábado

 

A Praça Albino Alves Pereira, em Celorico de Basto, vai ser palco das Marchas Populares do Celorico a Mexer. A iniciativa, que conta com a participação de 12 marchas de todos os grupos que integram o programa, decorrerá este sábado, dia 16 de junho, a partir das 18h.

Os protagonistas destas marchas são os utentes que integram o programa Celorico a Mexer. São cerca de 400 idosos oriundos das 15 freguesias do concelho que vêm este programa como uma forma de se sentirem úteis, valorizados e ativos na sociedade.

marchas celorico a mexer (3)

O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto referiu que este “será um momento de festa, de alegria, de boa disposição. Um momento que reúne os nossos idosos numa atividade conjunta que visa a celebração dos santos populares. Um momento de apresentação daquilo que foi feito durante meses de trabalho nos locais de animação e que agora será apresentado a toda a população”.

 

“Serão certamente, à semelhança das edições anteriores, umas marchas populares de muito convívio e confraternização”, reforçou o autarca.

marchas celorico a mexer (2)

Segundo nota enviada à imprensa, como é habitual todos os adereços, roupas e músicas foram preparados pelos técnicos e os professores de música nos locais de animação. E este ano, tal como no ano anterior, a música de cada marcha tem uma letra original que destaca os usos e costumes da freguesia representada em cada marcha.

Helena Martinho, coordenadora dos Serviços Sociais e de Saúde do município de Celorico de Basto, destacou a dinamização destas atividades. “As marchas populares são sempre muito divertidas não apenas no dia em que são apresentadas mas nos dias de preparação, a criação das roupas, os adereços, os arcos, as letras. Tudo isto é feito em contexto animação e conta com a colaboração ativa dos técnicos mas sobretudo dos idosos que integram o programa”, explicou.

marchas celorico a mexer (1)

 

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.