Escola de Lousada Oeste é distinguida como “Escola Amiga da Criança”

Escola de Lousada Oeste é distinguida como “Escola Amiga da Criança”

A Escola Básica e Secundária de Lousada Oeste (Nevogilde) foi destacada como a primeira ‘Escola Amiga da Criança’, pela CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais) e pela LeYa, onde iniciativa ‘República dos Jovens’ foi premiada.

Luísa Lopes, Diretora do Agrupamento de Escolas de Lousada Oeste, afirma que “ter ganho este prémio é um enorme gosto, mas também uma grande responsabilidade, que prova valer a pena o envolvimento de toda a comunidade escolar num mesmo objetivo”.

O prémio para esta escola vencedora são cinco mil euros em livros à escolha para a biblioteca da escola. O projeto que motivou esta distinção foi ‘A República de Jovens’, que está no segundo ano de atividade, visa constituir uma dinâmica estruturada onde se possa desenvolver o sentido cívico de futuros cidadãos de uma democracia.

A Diretora da do Agrupamento de Escolas salienta a participação conjunta dos alunos pertencentes ao agrupamento.“Foram os alunos que redigiram parte do Regulamento Interno, elaboraram o Código de Conduta a que se juntam os mais de 30 projetos desenvolvidos pelas turmas, que demonstram o nível de participação e empenho na vida da escola”, explicou a diretora do agrupamento.

Segundo Luísa Lopes esta é uma escola que está localizda “num meio mais desfavorecido, mas o facto é que, de acordo com os últimos dados, os alunos tiveram ótimas notas nos exames nacionais”. Por esse motivo, a diretora acredita que as crianças “aproveitarem mais as oportunidades”.

A ‘Escola Amiga da Criança’ pressupõe que os estabelecimentos de ensino participarem com ideias extraordinárias que concebem e concretizam, para melhorarem as suas condições de funcionamento e para construírem uma escola melhor e mais amiga da criança.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.