Crianças de Lousada vão participar na assembleia ‘Pequenos Deputados, Grandes Ideias’

Crianças de Lousada vão participar na assembleia ‘Pequenos Deputados, Grandes Ideias’

A iniciativa ‘Pequenos Deputados, Grandes Ideias’ está de volta ao concelho de Lousada. No próximo sábado, dia 16 de junho, a partir das 10h, o município promove mais uma edição desta atividade que tem como base a constituição de uma assembleia com representantes dos alunos do 4º ano, onde poderão discutir os problemas do concelho que mais os preocupam.

Segundo revelou a autarquia, o objetivo passa por dar a conhecer o Salão Nobre da Câmara, o significado do mandato autárquico, as regras do debate autárquico e o processo de decisão da Assembleia Municipal, enquanto órgão representativo dos Lousadenses.

Esta iniciativa é também uma forma de promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões, de incentivar a reflexão e o debate sobre os problemas do concelho e de proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais. Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política, estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.

Cada escola selecionará um aluno do 4.º ano para representar todos os alunos dessa escola. Este aluno apresentará as ideias e preocupações de todos os colegas, com a ajuda do professor.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.