Município de Baião promoveu-se nas comemorações do Dia de Portugal na Galiza

Município de Baião promoveu-se nas comemorações do Dia de Portugal na Galiza

Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, acompanhado do vereador com o Pelouro do Ambiente, Henrique Gaspar, marcou presença na cerimónia de abertura das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que decorreu em Ourense, na Galiza. O convite foi feito pelo Vice-Cônsul de Portugal na Galiza, Manuel Correia da Silva.

As comemorações decorreram nos dias 8 e 9 de junho. O objetivo centrou-se na promoção da cultura e do turismo de Portugal junto do público galego e de outros pontos de Espanha.

Segundo nota enviada à imprensa, as celebrações contemplaram uma vertente de promoção de produtos locais portugueses e do turismo dos municípios presentes, mas também momentos culturais como o teatro, a música e o cinema.

Durante todo o evento, Baião divulgou os seus produtos e atrativos turísticos, através de um expositor onde estiveram presentes colaboradores do pelouro do Turismo da autarquia. O município levou também dois convidados, responsáveis pela animação de rua, o ‘prior’ medieval do Mosteiro de Ancede (o ator Rafael Pereira) e a sua ‘caseira’ (Paula Pinto) que divulgaram, junto dos que passavam pelo expositor,  o Festival do Anho e Arroz de Forno, assim como diversas atrações turísticas do município.

A presidente de Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, na sessão de abertura, sendo a representante de todos os autarcas presentes, salientou a importância “do reforço dos laços de cooperação e da parceria entre o Norte de Portugal e a Galiza para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos das duas regiões”. Recorde-se que no ano passado foi o autarca baionense que discursou em nome dos municípios presentes.

Em declarações à imprensa galega Paulo Pereira referiu que “estas iniciativas revestem-se de grande importância, constituindo-se como um excelente momento de promoção turística de toda a região e de Baião em particular”.

O presidente destacou ainda importância destas ações. “A promoção de Baião no exterior é estratégica para a sua afirmação nas regiões do Grande Porto e na Galiza, importantes polos aglutinadores de turistas que, por norma, circulam por todo o território”.

Ourense é a terceira maior cidade da Galiza e tem mais de 100 mil habitantes.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.