Escola de Celorico de Basto criou projeto no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural

Escola de Celorico de Basto criou projeto no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural

O município de Celorico de Basto associou-se ao projeto ‘Clique – aqui tão perto, os nossos recursos, a nossa cultura, a nossa herança!’. Um projeto, dinamizado pela Escola Básica da Mota do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, que foi selecionado pelo júri regional da 15.ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho ‘Ciência na Escola’ (neste ano letivo 2017-2018), sendo apoiado no âmbito do protocolo entre a Fundação Ilídio Pinho e os Ministérios da Economia e da Educação.

Este projeto foi inspirado no tema ‘A Ciência na Escola ao Serviço do Desenvolvimento e da Humanização’, e, como forma de celebração deste Ano Europeu do Património Cultural, os alunos das Turmas do 3.º CEB e respetivos professores, criaram este projeto que visa o estudo, levantamento e disponibilização online de tradições e património cultural das freguesias do concelho afetas à área geográfica da Escola Básica da Mota.

Joaquim Mota e Silva, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, revelou que é missão do município “colaborar ativamente para o sucesso dos alunos das nossas escolas. Por isso, divulgamos o projeto ‘Clique – aqui tão perto, os nossos recursos, a nossa cultura, a nossa herança!’, um protejo que dará a conhecer as tradições, o património cultural e os recursos naturais das freguesias do concelho de Celorico de Basto afetas à área geográfica da Escola Básica da Mota”.

“Importa também destacar que estes projetos que envolvem alunos e toda a comunidade são fundamentais para incrementar este espirito de cooperação e aprofundar os conhecimentos quer ao nível dos conhecimentos formativos quer da própria área geográfica onde se encontram inseridos”, reforçou o autarca.

Foi criado um portal com georreferenciação e informação essencial sobre locais de interesse, dando também particular destaque ao Património e recursos naturais essenciais à economia local. Toda a informação relativa ao projeto clique está disponível aqui.

Os alunos e toda a população escolar da Escola Básica da Mota, bem como a comunidade, nomeadamente Pais e Encarregados de Educação, famílias e sociedade civil são os intervenientes desta iniciativa.

A coordenadora do Projeto CLIQUE, Ângela Lopes, reforçou que este projeto pretende ir de encontro a diversas metas do Projeto Educativo do Agrupamento que visam, entre outros itens, “capacitar os alunos para o exercício de uma cidadania crítica e responsável; fomentar a relação Escola-Instituições; melhorar a articulação curricular horizontal; intensificar o trabalho colaborativo; melhorar os processos de aprendizagem, estimulando a diversificação das práticas pedagógicas e a inovação; elevar o nível cultural dos alunos; incentivar os alunos a participar em projetos e a frequentar atividades e eventos; promover o sentimento de pertença ao Agrupamento e a vontade de cooperar; promover o bem-estar dos alunos e da comunidade educativa”.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.