Castelo de Paiva: Vinhos e Petiscos atraíram movimento a Sabariz

Castelo de Paiva: Vinhos e Petiscos atraíram movimento a Sabariz

 

A Associação Cultural de Sabariz organizou a XV Mostra de Vinhos e Petiscos no passado fim-de-semana. O certame tradicional teve o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso e contou com duas dezenas de expositores.

Na sexta-feira à noite aconteceu a abertura do Restaurante Sabores da Aldeia que voltou a privilegiar pratos de carne arouquesa, realizando-se um convívio e entrega de lembranças aos atletas de futebol do AC de Sabariz que, recentemente, concluíram a participação no Campeonato Distrital da 2ª Divisão de Aveiro. Seguiu-se uma atuação da banda “Lights Out”.

Na abertura marcaram presença os presidentes da Câmara e Assembleia Municipal, Gonçalo Rocha e Gouveia Coelho, bem como os vereadores Paula Melo, José Rocha e Vanessa Pereira, assim como o presidente da União de Freguesia de Raiva, Paraíso e Pedorido, Joaquim Martins, entre outros autarcas, entidades e dirigentes associativos.

castelo de paiva - feira em sabariz (6)

José Teixeira, presidente da Associação Cultural de Sabariz, evidenciou o esforço que tem sido feito para manter o nível e a boa adesão de expositores nesta iniciativa local. Recordou ainda a importância de promover e divulgar os vinhos da região.

Gouveia Coelho, presidente da Assembleia Municipal, Pedro Mendes, da União de Freguesias de Raiva, Paraíso e Pedorido, e Gonçalo Rocha, presidente da Câmara Municipal, realçaram o interesse da iniciativa.

Gonçalo Rocha enalteceu “a pujança associativa que se evidencia no concelho e que continua a mostrar uma dinâmica relevante”. Reforçou ainda a ideia de que este tipo de iniciativas serve “para dar mais visibilidade à qualidade e à excelência dos vinhos de Castelo de Paiva, permitindo potenciar excelentes vinhos e projetar ainda mais a Sub-Região de Paiva, afirmando este setor de atividade como uma mais-valia na economia do concelho”.

castelo de paiva - feira em sabariz (1)

O autarca deixou igualmente uma palavra de incentivo aos produtores paivenses, para que possam assumir a sua atividade agrícola como vetor fundamental na economia local.

Para além de oito quintas representadas, a prova de vinhos em Sabariz recebeu duas dezenas de expositores, contando com a presença de um restaurante dedicado à saborosa e suculenta Carne Arouquesa, bem como espaços de petiscos, doçaria tradicional, fumeiro regional, licores, bem como da Comissão de Festas da Senhora do Carmo, da APPACDM de Castelo de Paiva, IPSS localizada em Sabariz. Destacou-se também a participação da coletividade promotora deste evento, a Associação Cultural de Sabariz, entre outros expositores.

castelo de paiva - feira em sabariz (3)

Houve ainda um festival de guitarradas com a Noite do Tomba a Pipa, e uma atuação da Banda Juvenil dos Mineiros do Pejão.

A abertura oficial contemplou uma Palestra sobre Vinhos, seguida de prova, com abertura das tasquinhas e do restaurante Sabores da Aldeia e a atuação do grupo musical Os Amantes do Rio Douro e uma atuação do Grupo de Concertinas  e Cantares de Escariz  e do grupo Os Amigos de Melres, seguindo-se à noite um baile popular com o Duo AndiMarc.

castelo de paiva - feira em sabariz (5)

No domingo, o certame reabriu para jornadas gastronómicas com abertura de tasquinhas e restaurante, com destaque para a habitual exibição de Grupos de Concertinas e Cantares de Escariz, destacando-se durante a tarde, animação de rua com Cantares à Desgarrada. O resto da tarde foi preenchido com bailarico popular, com a atuação do Duo Extra Music.

castelo de paiva - feira em sabariz (2)

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.