V Heart Run juntou dezenas de pessoas em Celorico de Basto

V Heart Run juntou dezenas de pessoas em Celorico de Basto

A V Heart Run, a corrida/caminhada pelo coração, realizou-se no passado sábado, dia 26 de maio. Dezenas de pessoas participaram nesta iniciativa, que celebrou o mês dedicado à prevenção de problemas cardiovasculares e que sensibiliza para a prática desportiva como meio e forma de prevenção.

Joaquim Mota e Silva, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, enalteceu este tipo de iniciativas. “Um trabalho de dedicação e empenho das técnicas da UMS que procuraram, com atividades várias, consciencializar a população para a necessidade, cada vez mais urgente, de abandonar comportamentos de risco e adotar comportamentos saudáveis, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e diminuindo também o risco de sofrer problemas cardiovasculares”, destacou.

celorico - corrida do coracao (4)

Helena Martinho coordenadora dos Serviços Sociais e de Saúde do Município de Celorico de Basto, relativamente a esta iniciativa em particular, afirmou que “todos são vencedores nesta prova, porque todos estão a correr ou a caminhar por si, pelo bem-estar do seu coração. Temos cada vez mais participantes e condições para crescer tendo em conta as condições do percurso, a beleza da paisagem e a consciencialização, cada vez mais evidente, das pessoas para a prática desportiva como forma de prevenção de problemas cardiovasculares e de outras patologias que possam surgir. Esta iniciativa é uma aposta no plano de atividades da UMS numa parceria ativa entre a Câmara Municipal e a ARS Norte”.

A prova conta com 7,36 km e mostra-se um desafio para muitos. Miguel Magalhães, com 69 anos, fez o percurso em tempo recorde. “Consegui chegar ao fim da prova e em terceiro lugar, andei perdido porque não reparei nas placas sinalizadoras e fui até à estação de Mondim. Mas mesmo assim, consegui um excelente resultado e estarei sempre pronto para participar em iniciativas como esta. Pena serem tão escassas”, contou.

celorico - corrida do coracao (3)

Vera Pereira também fez o percurso, e a correr, e mostrou-se satisfeita com o tempo conseguido. “Este percurso é espetacular, tem paisagens soberbas, e não é difícil para quem tiver algum treino. Felizmente temos uma ecopista em excelentes condições e trilhos que permitem conhecer verdadeiramente o nosso concelho. Vale mesmo a pena participar nesta prova”, concluiu.

“É motivador para quem trabalha na prevenção e na sensibilização ver estes rostos felizes e satisfeitos com a prova realizada. Nota-se de facto, que as pessoas estão cada vez mais preocupadas e conscientes de que a prática regular de exercício físico pode fazer a diferença na prevenção. Ao longo do mês, na UMS, para além dos rastreios ao colesterol e aos triglicerídeos, fizemos várias palestras sobre a importância do colesterol e apelamos à prática regular de atividade desportiva sobretudo numa altura em que se vive de forma muito acelerada, sem tempo, muitas vezes, para um cuidado mais atento de si mesmo”, disse Joana Teixeira, Técnica da UMS, em forma de conclusão.

celorico - corrida do coracao (1)

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.