‘Abusos Sexuais de Menores’ debatidos em Castelo de Paiva

‘Abusos Sexuais de Menores’ debatidos em Castelo de Paiva

No passado fim-de-semana, a AFVTER – Associação de Familiares das Vítimas da Tragédia de Entre-os-Rios promoveu um workshop orientado para a análise e debate sobre ‘abusos sexuais de menores’.

A iniciativa teve lugar no espaço do Centro de Interpretação Cultural Local, de Castelo de Paiva, e contou com um painel de oradores qualificados, a grande maioria técnicos das IPSS do concelho, que cativou os presentes.

Augusto Moreira, atual presidente da Associação dos Familiares das Vitimas da Tragédia de Entre-os-Rios,  agradeceu a presença dos palestrantes convidados para a análise e debate desta temática.

palestra abusos sexuais a menores castelo de paiva (6)

José Manuel Carvalho, vereador com o pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, realçou a importância e oportunidade “da iniciativa e o seu alcance social”, destacando “o excelente naipe de oradores convidados, entre eles a participação do Prof. Dr. J. Pinto da Costa, um dos grandes especialistas em Portugal em medicina legal e psicologia forense”.

O autarca considerou também o tema em debate “muito pertinente”, debatido “por gente qualificada e com muita experiência nesta área de intervenção”, aproveitando o momento para evidenciar o trabalho da AFVTER, parceira da Rede Social de Castelo de Paiva, com destaque para o CAT ‘Crescer a Cores’, nomeadamente “a sua louvável missão de acompanhamento e inclusão social de crianças e jovens em risco, em situação de desamparo familiar e social, com vista à integração numa perspetiva social e comunitária”.

palestra abusos sexuais a menores castelo de paiva (5)

O programa do workshop contemplou as apresentações de Carla Ferreira, técnica gestora da Rede CARE- APAV  – Rede CARE que falou do ‘Apoio a crianças e jovens vítimas de violência sexual’, de Damiana Neves, coordenadora de Investigação Criminal da Seção de investigação  dos Crimes Sexuais da Policia Judiciária, que abordou a  ‘Investigação dos Crimes Sexuais’, assim como de Ana Isa Moura, procuradora do Tribunal de Castelo de Paiva, para fazer a análise dos ‘Abusos Sexuais a Menores: Perspectiva Jurídica’.

Na segunda metade do programa,  Carla Maia, médica pedopsiquiatra do Hospital Padre Américo, em Penafiel abordou o “Abuso sexual na infância e na adolescência. Que sinais?” e a encerrar o painel esteve J. Pinto da Costa, professor catedrático, que proferiu uma reflexão alusiva à idade nas agressões sexuais a menores.

O debate final sobre a temática abordada, moderado pelo jornalista Roberto Moreira, foi participado tendo permitido partilhar opiniões, pontos de vistas sobre a forma como atuar com as autoridades e lidar com os trâmites legais e a delicadeza das situações nos mais diversos cenários.

palestra abusos sexuais a menores castelo de paiva (2)

palestra abusos sexuais a menores castelo de paiva (3)

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.