Município de Celorico de Basto promove ‘Maio, mês do Coração’

Município de Celorico de Basto promove ‘Maio, mês do Coração’

A Unidade Móvel de Saúde de Celorico de Basto associa-se à fundação Portuguesa de Cardiologia e celebra, como habitualmente, ‘Maio, mês do coração’. Um mês que incidirá, para além de outras ações, em rastreios ao colesterol, triglicerídeos e outros parâmetros na UMS, que percorrerá as freguesias do concelho.

Joaquim Mota e Silva, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, referiu que “estas campanhas de sensibilização para a prevenção de doenças cardiovasculares procuram levar as pessoas a alterar os comportamentos que muitas vezes contribuem para aumentar os riscos de contrair doenças cardiovasculares, que continuam a ser das principais causas de morte em Portugal”.

“Estamos muito atentos a este problema e por isso, procuramos que a UMS seja cada vez mais incisiva nas campanhas de prevenção, informando e dissuadindo a população para comportamentos de risco”, acrescentou o autarca.

Para além dos rastreios cardiovasculares, a UMS promove diariamente uma mini palestra junto do público da UMS sobre o colesterol, tema da Fundação Português de Cardiologia, e faz um coração humano seguido de uma foto.

celorico de basto mes do coracao (2)

Durante o mês será apresentada uma palestra de Prevenção Cardiovascular, com um médico cardiologista da Fundação Portuguesa de Cardiologia e realizar-se-á a V Heart Run, Corrida e/ou Caminhada pelo coração, no dia 26 de maio. Duas ações direcionadas a toda a população.

Joana Teixeira, técnica da UMS, afirmou que “a sensibilização é fundamental para que a população adquira comportamentos saudáveis. É fundamental que tomem sempre o pequeno-almoço, que façam em média 5 refeições diárias, regradas e equilibradas, que evitem o tabaco, e que pratiquem exercício físico, tudo isto irá contribuir positivamente para evitar doenças cardiovasculares”.

Segundo a técnica existem fatores que influenciam. “Claro que fatores como a idade, o sexo, a hereditariedade não podem ser modificados mas se todos os outros fatores forem devidamente levados em atenção a probabilidade de doenças cardiovasculares será, por certo, menor”, explicou.

Durante o mês de maio toda a população é convidada a participar nas atividades promovidas pela UMS, que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Celorico de Basto e a UCC Mãos Amigas.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.