Visite Comigo: Surpreenda-se com sete maravilhosas aldeias

As aldeias típicas em Portugal estão escondidas entre magníficas serras e vegetações. É um mundo completamente diferente, onde o tempo passa muito devagar e os seus habitantes, hospitaleiros, têm o prazer de receber bem quem os visita pelo puro prazer de dividir e partilhar as suas tradições, gastronomia, artes e grandes histórias.

Afinal de contas, quem é que não tem o prazer de provar de uma gastronomia típica, em que a receita atravessa gerações ou comprar um produto típico, feito pelas mãos de quem traz o conhecimento de outros tempos? Essas são algumas das boas experiências de quem visita as aldeias em Portugal.

1- Boassas

Classificada como Aldeias de Portugal e enquadrada numa paisagem verdejante, com uma janela aberta para o Rio Douro, a Aldeia de Boassas está inserida no vale do Bestança, em Cinfães, Distrito de Viseu.

Aqui o tempo passa sem pressa. Percorra as ruas estreitas, visite a Capela da Nossa Senhora da Estrela, datada de 1710. Aprecie os vestígios da arquitetura do velho casario.

Este destino é um dos preferidos dos amantes da natureza, com caminhos que se devem fazer a pé, respirar o ar puro e ouvir o som da natureza. Se tiver a oportunidade suba até à Lapa da Chã, deslumbre-se com a vista fabulosa para o Vale do Douro. Visite os Penedos e o Sítio da Tília e encante-se pelo Bestança.

2- Porto Manso

Esta aldeia encanta pelo aspeto majestoso e puro da paisagem. Localizada em Ribadouro, em plena alma do concelho de Baião. Porto Manso é um lugar que nos fascina, que nos surpreende no enquadramento paisagístico com a albufeira da Pala e a foz do rio Ovil. Classificada como Aldeias de Portugal, esta aldeia dos tempos romanos esconde debaixo das vegetações antigas estradas romanas.

A prática de desportos náuticos é um convite para os apreciadores desta modalidade. Para quem gosta de um contato mais próximo com a natureza, o circuito pedonal “Todos os Caminhos levam a Roma” poderá ser uma excelente proposta. Diz-se por essas terras que este caminho ligou Bracara Augusta (Braga) e Emérita Augusta (Mérida). É possível encontrar neste percurso o Castro de Porto Manso, rodeado de muralha e fossos defensivos. Acrescenta-se a esta experiência vistas fabulosas para o Vale do Douro.

3- Tongobriga

Esta antiga Cidade Romana não passa despercebida aos olhos de quem visita a Aldeia do Freixo, em Marco de Canaveses. Classificada como Monumento Nacional, é local de visita obrigatória para quem visita este destino.

Sabe-se que esta aldeia desenvolveu-se em torno de vestígios arqueológicos romanos (vestígios das termas, do fórum e zonas de habitacionais e uma necrópole). É classificada como Aldeias de Portugal.

Deixe-se surpreender pelo percurso pedonal, por antigos caminhos e vias romanos “Dos Flávios à D. Mafalda”. Conheça o Cruzeiro de Tongobriga, a Casa do Freixo, a Igreja Matriz e a Loja do Artesão.

4- Gralheira

É preciso percorrer um longo caminho pela serra de Montemuro para encontrar esta magnífica aldeia. Muitas vezes a impaciência invade-nos, mas a paisagem serrana enche os olhos e não nos deixa indiferente para tamanha beleza.

Quando menos esperamos, a Aldeia da Gralheira surge-nos, assim de repente, e surpreende-nos pelo conjunto de casas, no meio de um vale aberto. A povoação já não é a mesma ao fim de tantos anos. Cresceu e desenvolveu-se, mas os vestígios do passado ainda lá permanecem. Não se surpreenda se encontrar um tráfego de rebanhos nas estradas, faz parte da experiência.

O maior encanto deste destino, além de sua gente, é a natureza pura, a praia fluvial de água cristalina onde se podem passar excelentes momentos.

5- Mafómedes

Um museu a céu aberto em Baião, na encosta da serra do Marão, um belíssimo património natural. É uma aldeia antiga e típica portuguesa. Neste cenário mágico o tempo passa lentamente. Aqui vive uma pequena população acolhedora, com tempo para receber quem visita. Neste destino vai encontrar um pequeno conjunto de casas com arquitetura tradicional.

As eiras e as levadas fazem parte da paisagem. Caminhe pelas calçadas antigas, prove os seus sabores, aprecie o melhor da natureza.

6 – Aldeia de Ovelhinha

A Aldeia da Ovelhinha está localizada junto ao rio Fornelo, no concelho de Amarante. Conhecida por ter renascido das cinzas, este destino é conhecido por ter sido palco de um dos episódios das Invasões Francesas. Nos dias de hoje é possível ver ruínas de algumas casas que foram cobertas pelo fogo.

A praia fluvial nas margens do rio Fornelo é um convite para os dias quentes de verão. E não deixe de provar uma das iguarias deste destino, o famoso “Pão de Padronelo”, conhecido também por pão de quatro cantos. Tem um sabor especial, pois ainda é produzido em algumas padarias de forma tradicional, em moldes antigos, em forno de barro. Esta aldeia é classificada como Aldeias de Portugal.

7- Várzea de Ovelha e Aliviada

Trata-se de uma freguesia em Marco de Canaveses, não sendo classificada como uma aldeia. Mas acredito que este destino merece destaque pela presença marcante de uma natureza viva e selvagem que nos arrebata para uma outra dimensão.

Um dos principais pontos de interesse neste destino é o rio Ovelha (nasce na serra do Marão em Pena Suar) que encanta com uma queda-d’água de tirar o fôlego de quem contempla.

O PR7 “Aldeias e Margens do Rio Ovelha” é um convite da AARO para quem deseja um contato mais direto com a natureza, permitindo observar as aves, atravessando bosques e carvalhais, tendo o rio Ovelha como fiel companheiro.

Por muitos anos, a praia fluvial foi bem concorrida por quem queria refrescar-se nos dias quentes de verão. Infelizmente hoje está desaconselhada para banhos.

Sabe-se que nesta freguesia nasceu a cantora e atriz internacional Carmen Miranda, a “Pequena Notável”. A casa onde ela nasceu e viveu antes da sua partida ao Brasil é preservada até os dias de hoje.

Você poderá também descarregar gratuitamente a aplicação do Visite Comigo e contar com o geolocalizador. Chegue neste destino de forma prática e segura. Descarregue GRÁTIS no Play Store e App Store.

Coloque estes destinos urgentemente no seu roteiro.

 

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.