Congresso em Felgueiras juntou entusiastas do xadrez

Congresso em Felgueiras juntou entusiastas do xadrez

O Município de Felgueiras promoveu, no passado dia 20 de abril, a realização do Congresso “Xadrez – um passo para o sucesso escolar”. Cerca de meia centena de xadrezistas e entusiastas da modalidade juntaram-se no Auditório da Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras.

A iniciativa resultou de uma parceria entre o Município de Felgueiras, a Federação Portuguesa de Xadrez, a Associação de Xadrez do Porto, o Instituto Português do Desporto e Juventude e o Centro de Formação Sousa Nascente.

felgueiras - congresso de xadrez (5)

O congresso traduziu-se num “momento de partilha de experiências, mas também de promoção do Xadrez em contexto escolar e educativo e de reflexão sobre as potencialidades do Xadrez enquanto estratégia promotora do sucesso escolar e educativo”, descreveu nota do município.

No painel de palestrantes, da parte da manhã destaque para a intervenção do Mestre Internacional António Fróis, Pedro Menezes – Coordenador Local do Desporto Escolar e Ivo Dias, um jovem atleta de referência no Xadrez Nacional.

felgueiras - congresso de xadrez (1)

Da parte da tarde, as intervenções foram do Mestre Internacional Sérgio Rocha, Ana Isabel Lopes – Coordenação do Centro de Formação de Xadrez no Desporto Escolar, e António Bragança – Diretor do Agrupamento de Escolas de Felgueiras.

O congresso obteve também, junto do IPDJ, a certificação para efeitos de renovação do Título Profissional de Treinador de Desporto, obtendo os participantes 1 UC (Formação geral – destinada aos treinadores de qualquer modalidade), ou 1 UC (Formação específica da modalidade de Xadrez).

“Esta iniciativa está inserida, num vasto leque de eventos, que o Projeto “Felgueiras Xadrez” pretende dinamizar em Felgueiras, afirmando o Município como uma referência do Xadrez na Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIMTS)”, transmitiu a Câmara Municipal.

felgueiras - congresso de xadrez (4)

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.