Concelho de Amarante recolheu quase 40 toneladas de material têxtil em 2017

Concelho de Amarante recolheu quase 40 toneladas de material têxtil em 2017

No município de Amarante foram reunidas quase 40 toneladas de material no decorrer do ano de 2017, no âmbito do Protocolo de colaboração entre a autarquia e a H Sarah Trading, empresa de recolha e encaminhamento de têxteis. Esta parceria teve início em junho de 2015 e contempla 18 contentores do município para a recolha de roupa, calçado e brinquedos.

“Depois desta recolha, o primeiro passo é definir qual o material que pode ser reutilizado ou, caso não apresente condições, encaminhado para a reciclagem. Após esta seleção, o material que possa ser reutilizado é distribuído pelos serviços de Ação Social das entidades protocoladas, municípios, IPSS´s e associações de âmbito social, em função dos pedidos e do stock disponível. Aquele que não apresente condições de reutilização, segue então para a reciclagem, da qual resultam, entre outros, estofos para automóveis ou desperdícios de oficinas”, explicou o município em comunicado enviado à imprensa.

De acordo com a análise ao relatório efetuado aquando da parceria, resultaram 38,544 toneladas de material, das quais 27 foram reutilizadas, cerca de 8 toneladas seguiram para reciclagem e apenas uma pequena parte de material que não se encontrava em condições de reutilização foi para o aterro sanitário. “Contas feitas, em 2017, o ambiente ficou a ganhar, conseguindo menos 96 toneladas de emissões de CO2”, revelou a autarquia.

O município referiu ainda que esta parceria “é uma mais-valia, devido à forte componente ambiental e social que representa. Em troca da recolha de material, a empresa disponibiliza um apoio anual à autarquia, que é direcionado para projetos/iniciativas sociais destinadas à população mais carenciada do concelho de Amarante. Este Protocolo é um importante contributo na luta contra os fenómenos de pobreza e exclusão social, focando a consciencialização cívica, social e ambiental do cidadão”.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.