Baião assinala 44º aniversário do 25 de abril com diversas iniciativas

Baião assinala 44º aniversário do 25 de abril com diversas iniciativas

 

Um espetáculo musical e conferência, a XI Assembleia Municipal de Jovens e a habitual Sessão Solene, serão os três momentos comemorativos da revolução de 25 de Abril de 1974 no concelho de Baião.

No dia 22 de abril, pelas 14h30, o Auditório Municipal de Baião recebe a Associação Andarilhos para um espetáculo evocativo de nome “Cantautores de Intervenção – Abril Universal” a que se seguirá uma conferência intitulada “25 de Abril – As Causas da Revolução”. Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, e José Luís Carneiro, presidente da Assembleia Municipal, farão parte de um painel de convidados que, este ano, é marcado pelas intervenções de dois “homens de Abril”: Coronel Rodrigo Sousa e Castro e Alberto Martins.

Sousa e Castro é militar de carreira e integrou em 1973 a Comissão Coordenadora do Movimento dos Capitães na clandestinidade. Participou na elaboração do documento “O Movimento das Forças Armadas e a Nação”, verdadeiro programa político do Movimento dos Capitães, bem como na organização e desencadeamento da operação militar de 25 de Abril de 1974. Coube-lhe o levantamento das forças militares a Norte, que na ordem de batalha dão corpo ao Agrupamento November.

Alberto Martins é ex-deputado Socialista. Foi presidente da Associação Académica de Coimbra em 1969 e líder da revolta estudantil nesse mesmo ano contra o Estado Novo, o que lhe custou a prisão.

No dia 24 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, realizar-se-á uma Assembleia Municipal de Jovens, onde os jovens estudantes dos três agrupamentos de escolas do concelho de Baião assumem o papel de membros de uma Assembleia e reúnem, em plenário, para debater e trocar ideias.

No dia 25 de abril, a sessão solene tem início marcado para as 11h00 no Salão Nobre dos Paços do Concelho e terá intervenções dos presidentes da Assembleia e Câmara Municipal e dos representantes dos partidos com assento na Assembleia Municipal.

baiao - comemoracoes de abril (2)

 

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta