Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva presente na quarta edição do FICIS

Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva presente na quarta edição do FICIS

Gonçalo Rocha, presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, participou na quarta edição do FICIS – Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis, que se realizou no passado dia 4 de abril.

A iniciativa decorreu no Museu D. Diogo de Sousa, em Braga, e reuniu mais de 20 especialistas em ‘smart cities’ com uma participação especial de dez presidentes de Câmara que debateram e apresentaram “soluções projetadas para transformar as cidades portuguesas em comunidades inteligentes”.

O autarca paivense foi orador num painel que teve o Rio Douro como “denominador comum”, num debate partilhado com os autarcas de Gondomar e  de Tabuaço que foi moderado por Filipa Cardoso, diretora da revista Smarts Citis.

castelo de paiva ficis (1)

Evidenciando o potencial das zonas ribeirinhas, o presidente referiu-se ao interesse e ao impacto da estratégia “Viver Payva Douro” na promoção e valorização turística do concelho, falando nos investimentos que estão em curso, “assumidos para que Castelo de Paiva possa continuar a mostrar o seu potencial, os seus recursos endógenos”.

Gonçalo Rocha assumiu “o entusiasmo que se regista no concelho por estas novas oportunidades de desenvolvimento sócio- económico, apostas de crescimento que enriquecem o interior”. O presidente disse acreditar nestes projetos de valorização e requalificação de junto ao Douro, porque “o turismo da natureza está na moda e o território paivense tem condições e potencialidades únicas que importa aproveitar ao máximo”.

castelo de paiva ficis (4)

“Pelo quarto consecutivo, o FICIS volta a abrir à comunidade uma porta para a partilha de conhecimento sobre como será viver, no futuro, nas nossas cidades. É fundamental incluir os cidadãos nesta discussão, pois o sucesso do futuro das cidades passa, em larga medida, pela colaboração dos próprios cidadãos”, referiu Ana Fragata, diretora executiva do FICIS 2018.

O evento contou com a presença do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, para além das participações dos presidentes das autarquias de Arcos de Valdevez, Montalegre, Melgaço, Castelo de Paiva, Gondomar, Tabuaço, Vila Nova de Cerveira, Caminha e Monção e ao lado dos especialistas em ‘smart cities’, os painéis de oradores tiveram o contributo de responsáveis de várias entidades e prestigiadas empresas nacionais.

Segundo nota enviada à imprensa, a edição deste ano do FICIS 2018 teve como propósito reforçar a notoriedade das cidades e a sua afirmação em contexto nacional e internacional, como pólos de atração, baseada na inovação para o bem-estar e felicidade das suas comunidades, de forma integrada e transversal aos avanços que permitirão responder às necessidades futuras das mesmas.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.