Município de Baião organizou 7ª edição do TUNANCE

Município de Baião organizou 7ª edição do TUNANCE

O município de Baião recebeu, nos dias 6 e 7 de abril, estudantes de várias universidades do país que animaram as ruas das três vilas de Baião, durante a 7ª edição do TUNANCE.

A Associação ARCA foi a responsável pela  organização do evento, da qual fazem parte vários estudantes baionenses, contou com o apoio da Câmara Municipal de Baião, Junta de Freguesia de Ancede e Ribadouro, Junta de Freguesia de Campelo e Ovil e Junta de Freguesia de Santa Marinha do Zêzere e, embora a origem do evento seja na freguesia de Ancede, os jovens organizadores decidiram estender o programa às outras 2 vilas concelhias, levando os estudantes convidados a percorrer as ruas, cantando para todos os que consigo se cruzaram.

tunance baiao (1)

O início do evento foi marcado com uma serenata ao luar, no dia 6 de abril, que por motivos climatéricos se realizou no Auditório Municipal de Baião. Seguiu-se uma festa noite dentro com os estudantes a não arredarem pé até de manhã.

Segundo revelou a autarquia, os académicos visitaram também os idosos do lar de Santa Mariza do Zêzere e deram espetáculo, ainda, na escadaria da igreja, no Jardim da Pala em Ribadouro, na Portela do Gove, no Centro Cívico de Ancede e guardaram vozes para o momento mais esperado da iniciativa: o festival de Tunas, que todos os anos se realiza na Tenda do Mosteiro de Santo André em Ancede.

tunance baiao (2)

Estiveram cinco tunas a concurso: a Tuna de Engenharia da Universidade do Porto (TEUP); Tuna de Farmácia do Porto (TFP); Tuna Académica de Ciências de Saúde do Norte (OPORTUNA) e a Tuna da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Musicatta Contractile). A Tuna Feminina de Direito do Porto (LEGISLATUNA) foi a tuna convidada desta edição.

A vencedora do evento foi a TFP, ficando o troféu de segunda melhor tuna para a TEUP. A melhor serenata foi protagonizada pela Musicatta e o melhor instrumental coube à TEUP. A “Tuna mais Tuna” foi a Oportuna e a Melhor Claque foi a que apoiou a TFP. O melhor solista pertenceu à TAISEP, o melhor estandarte à Musicatta e a melhor pandeireta à TEUP. À tuna convidada, Legislatuna, também coube um galardão por ter estado presente.

tunance baiao (4)

Daniel Guedes, presidente da Junta de Freguesia de Ancede e Ribadouro, lembrou “que a juventude é o futuro de qualquer território e que o futuro de Baião está nas mãos de jovens com a iniciativa e o dinamismo dos que organizam o TUNANCE”.

tunance baiao (5)

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.