Escola Secundária de Amarante recebeu sessão de encerramento do Roadshow_P80

Escola Secundária de Amarante recebeu sessão de encerramento do Roadshow_P80

A Escola Secundária de Amarante recebeu, no passado dia 8 de março, a Sessão de Encerramento do Roadshow_P80, programa que promove a Educação Ambiental e Cívica, a nível nacional, juntos dos jovens.

Além dos representantes dos organismos promotores do Projeto_80, a cerimónia contou com a participação do secretário de Estado da Educação, João Costa, do presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Gaspar, assim como do vereador com o pelouro da Educação da Câmara Municipal de Amarante, António Ribeiro e da subdiretora da Escola Secundária de Amarante, Jacinta Barros de Sousa.

João Costa, Secretário de Estado da Educação, conduziu a sessão de abertura com um discurso de sensibilização para a “forte preocupação existente a nível mundial, pela sobrevivência do nosso Planeta. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas, têm a ambição de erradicar a pobreza e promover o desenvolvimento económico, social e ambiental à escala global até 2030”.

projeto 80 sessao de encerramento (2)

Deixou ainda uma mensagem motivadora e de compromisso à plateia afirmando que “compete-nos a nós adultos educar-vos e incentivar-vos a pensar e a agir. Queremos jovens que estão bem acordados, despertos para os problemas e que mudem o mundo. Que cada um de vocês seja agente de mudança num planeta que está em risco”.

A sessão de encerramento ficou a cargo de Cátia Rosas, técnica especialista e representante do secretário de Estado do Ambiente, que reconheceu a importância da “Educação do Ambiente, em prol da Paz e da Justiça, onde é possível trabalhar, de forma articulada, a comunicação da proteção e preservação do Ambiente”.

Na sua intervenção, destacou também os progressos que têm sido feitos a nível nacional, nomeadamente, com “a criação da primeira Estratégia Única de Educação Ambiental e a disponibilização de um milhão e meio de euros para projetos de Educação Ambiental, para que seja possível concretizar mais projetos inovadores”.

Sob o mote “Ocupa o teu lugar na História”, o Projeto_80 é uma iniciativa da Agência Portuguesa do Ambiente, ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, Direção-Geral da Educação, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Instituto Português do Desporto e Juventude, Quercus e Green Project Awards, e assume-se assim como uma ferramenta estratégica para a concretização das principais medidas preconizadas na Estratégia Nacional de Educação Ambiental e na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, que convergem para a formação do indivíduo como cidadão participativo, iniciando o caminho do exercício da cidadania ao longo da vida.

projeto 80 sessao de encerramento (1)

O Roadshow MOCHE#DáTudo by Projeto_80 teve início a 9 de janeiro, envolveu cerca de dez mil alunos e professores nas atividades em prol da educação ambiental e para a cidadania. Este Roadshow de âmbito nacional visitou 18 distritos, onde foram apresentados aproximadamente 300 projetos e iniciativas na dinâmica Fixe Tank, uma incubadora onde os jovens partilham e constroem as suas ideias e possíveis negócios na área da sustentabilidade em conjunto com o júri do Projeto_80.

Terminado o Roadshow_P80, os candidatos têm agora até 31 de maio para apresentar e submeter as suas candidaturas em www.projeto80.pt candidatando-se automaticamente à oportunidade de serem finalistas na categoria “Iniciativa Jovem – Projeto80” do Green Project Awards Portugal 2018.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.