Município de Felgueiras apresentou duas candidaturas às ‘7 Maravilhas à Mesa’ na BTL’2018

Felgueiras marcou presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorreu entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março no Parque das Nações. No decorrer desta feira, o concelho apresentou ainda duas candidaturas às ‘7 Maravilhas à Mesa’: ‘Degustar…Felgueiras’ e ‘Saborear…Felgueiras’.

Segundo nota enviada à imprensa, a presença do município de Felgueiras na BTL teve início com a apresentação, no espaço do Turismo do Porto e Norte de Portugal, das duas candidaturas do concelho à sétima eleição das ‘7 Maravilhas à Mesa’.

Este projeto visa promover os patrimónios que marcam a identidade nacional: a gastronomia associada aos vinhos e os roteiros turísticos. O objetivo é “harmonizar a gastronomia com os vinhos, mas também com o prazer de percorrer o país”, afirma Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas.

A candidatura ‘Degustar… Felgueiras’ é composta por prato de carne, espumante, vinho branco, vinho rosé, património histórico/cultural/natural, evento de afirmação territorial e experiências únicas. Já a candidatura ‘Saborear… Felgueiras’ é composta por prato de peixe, espumante, vinho branco, vinho de exceção, património histórico/cultural/natural, evento de afirmação territorial e experiências únicas.

Além da apresentação das candidaturas felgueirenses e da degustação dos vinhos que as integram, bem como de pão-de-ló, cavacas e lérias (Rosa Sousa, Pão de Ló Lopes, Fábrica do Pão de Ló de Margaride e Pão de Ló Agostinho de Sousa), durante o primeiro dia da realizou-se ainda uma prova comentada de vinhos Terras de Felgueiras/Cooperativa Agrícola de Felgueiras, no Espaço da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa. Já na tarde quinta-feira, dia 1, realizaram-se duas provas comentadas: vinhos de agricultura biodinâmica da Quinta da Palmirinha e vinhos da Quinta da Lixa, ambos no espaço CIM-TS. Os vinhos da Quinta da Lixa voltaram a fazer parte de uma prova comentada nos dias 2, 3 e 4.

Estiveram em representação do município de Felgueiras, os técnicos, o presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca, e o vereador com o pelouro do Turismo, Joel Costa. “A aposta no Turismo e na promoção da gastronomia tem sido uma preocupação do município de Felgueiras, que vê em eventos como a BTL e em concursos como o ‘7 Maravilhas à Mesa’ uma oportunidade de alavancar os produtos endógenos de excelência”, revelou a autarquia.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.