Baião promove 13ª edição da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos

Baião promove 13ª edição da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos

O Município de Baião promove, no próximo fim-de-semana, de 9 a 11 de março, a 13ª edição da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião.

Nesta edição, que ocorrerá numa tenda coberta e aquecida, vão estar representados cerca de 45 produtores locais. A tenda terá ligação à internet, por wireless, de forma permanente.

O Cozido à Portuguesa será servido em três restaurantes com capacidade para receber cerca de 550 pessoas em simultâneo. Para além deste prato pode degustar-se, também, o Arroz de Moira com Grelos.

No entanto o fumeiro é o grande destaque do evento, estando disponíveis diferentes variedades, desde o salpicão, presunto, linguiça, moira, alheira, pá, farinheira, barriga e cabeça fumada. Os vinhos da casta Avesso terão a sua zona de promoção e prova. Ao todo, estarão disponíveis cerca de 30 qualidades deste vinho.

Estarão ainda presentes diversos produtores de doçaria regional – incluindo o Biscoito da Teixeira -, os citrinos da Pala, a broa de milho cozida no local, compotas, licores, chocolates, queijos, amêndoas ou frutos silvestres.

feira do fumeiro baiao (1)

Segundo revelou o município “a qualidade é a referência deste certame. Prova disso é a excelência do fumeiro baionense, uma vez que todo o processo de produção é acompanhado por técnicos especializados, desde a criação dos suínos, passando pelo abate, pela avaliação das condições sanitárias do local onde são confecionados os enchidos e pela selagem do fumeiro que entrará no recinto da Feira para comercialização. Todos os produtos são oriundos do concelho, possuindo características de sabor únicas e genuínas muito apreciadas”.

A animação do evento ficará a cargo de grupos de música tradicional portuguesa, tocadores de concertinas e de cantares ao desafio, ranchos folclóricos e grupos de bombos.

No sábado à noite, destaque para as atuações de dois dos mais consagrados humoristas nacionais, João Seabra e Miguel 7 Estacas.

No dia 11, domingo, a Feira do Fumeiro receberá a visita do secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel. O governante irá conhecer as potencialidades promovidas pelo evento, bem como o seu impacto no tecido económico local.

Em paralelo ao evento, terá lugar, no mesmo local, mais uma edição da Feira “Stock Off”, com a presença de diversas empresas baionenses. Esta iniciativa é organizada pela Associação Empresarial de Baião e conta com o apoio da Câmara Municipal de Baião.

feira do fumeiro baiao (3)

 

Consulte o programa:

DIA 9 (SEXTA FEIRA)

18,30H- ABERTURA OFICIAL “GRUPO DE BOMBOS DA ASSOC. TRABALHADORES DA CMB)

20,00H- ATUAÇÃO DO GRUPO DE CONCERTINAS SANTIAGO QUEIMADA

22,00H- ATUAÇÃO DA BANDA MUSICAL DA CASA DO POVO DE S. MARINHA ZÊZERE

24,00H- ENCERRAMENTO

 

DIA 10 (SÁBADO)

10,00H- ABERTURA DA FEIRA

12,00H- ATUAÇÃO DO GRUPO “ARRIBAMONTE “.

14,00H- MÚSICA AMBIENTE

20,00H- ATUÇÃO DO GRUPO DE CONCERTINAS “MONTEIROS DO LAMEIRÃO “

22,00-  ESPETÁCULO DE COMÉDIA (STAND UP COMEDY) COM OS ARTISTAS “MIGUEL 7 ESTACAS E JOÃO SEABRA.

24,00H- ENCERRAMENTO

 

DIA 11 (DOMINGO)

10,00H- ABERTURA DA FEIRA

11,30H- ATUAÇÃO DO GRUPO “ZUKRA”

13,30H- ATUAÇÃO DO GRUPO DE CONCERTINAS “JOAQUIM NOGUEIRA”

14,30H- INÍCIO DO FOLCLORE:

RANCHO FOLCLÓRICO AS CEIFEIRAS DE VALADARES

RANCHO FOLCLÓRICO DA A.C.R. DE S. CRUZ DOURO

RANCHO FOLCLÓRICO DE BAIÃO

RANCHO FOLCLÓRICO ASSOCIAÇÃO DANÇAS E CANTARES DE GESTAÇÔ

RANCHO FOLCLÓRICO AS CESTEIRAS DE FRENDE

RANCHO FOLCLÓRICO DE ANCEDE

16,30H- ATUAÇÃO DA TUNA “AMIGOS DE S. PEDRO”

20,00H- ENCERAMENTO DA FEIRA

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.