Município de Celorico de Basto recebeu palestra ‘Entender Autismo’

Município de Celorico de Basto recebeu palestra ‘Entender Autismo’

No passado dia 21 de fevereiro, decorreu no Centro Cultural Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, em Celorico de Basto, a palestra ‘Entender Autismo’. Iniciativa promovida pela associação ‘Vencer Autismo’ que, durante duas horas, procurou sensibilizar pais, profissionais, estudantes e a comunidade em geral sobre este tema. A ação foi promovida em parceria com a CLDS 3G Geração Eco e com o apoio da Câmara Municipal.

Helena Martinho, da Unidade dos Serviços Sociais e de Saúde da Câmara Municipal de Celorico de Basto, realçou que o município é recetivo a este tipo de ações “que tenham por objetivo a inclusão, a promoção da igualdade e esta ação tem esse objetivo, desmistificar um distúrbio psicológico que muitos desconhecem e, por isso, não sabem como lidar. E termos pais, cuidadores e profissionais informados é o caminho certo para ajudar as pessoas a serem mais felizes e a estarem mais integrados promovendo os seus direitos e o aceso a oportunidades no sentido da sua inclusão na sociedade”.

A palestra foi orientada por Joe Santos e Susana Silva, fundadores da Associação Vencer Autismo e pais de uma criança com autismo, a Caui. “O nosso principal objetivo é tirar o estigma negativo do autismo, despertar mentalidades para as crianças que são socialmente diferentes e por isso não são aceites. É urgente falar deste assunto, desmistificar, tirar o medo que muitos pais sentem e vivem porque não conseguem ou não sabem como lidar com esta diferença. E o nosso objetivo é mesmo esse, ajudar a comunidade a perceber e a entender o autismo para que deixe de ser visto com o receio com que é visto hoje”, explicou Joe Santos.

celorico de basto entender o autismo (2)

Durante a palestra foi apresentado o projeto ‘Autism Rocks!’, que procura ajudar a entender um distúrbio que é caracterizado por este modelo como “dificuldade/desafio na comunicação  e na interação social  e comportamentos, interesses e atividades exclusivas e repetitivas”.

Joe Santos e Susana Silva transmitiram o que sentem as crianças com autismo dando particular enfase à dimensão sensorial. Durante a sessão Joe Santos mostrou várias citações de Naoki Higashida, escritor de renome japonês, autista que mostrou, através da escrita, a forma como sentia e vivenciava cada sentido.

Foram ainda abordadas outras temáticas, com destaque para a forma como se posiciona uma criança no seu nível de desenvolvimento tendo em conta a comunicação verbal, a saúde, a flexibilidade, o comportamento, o contacto visual e a comunicação não-verbal e o tempo de atenção conjunta.

Em 2017 a Vencer Autismo foi um dos 10 projetos europeus convidados para o evento da Comissão Europeia “Opening Up to an Era of Social Innovation” para apresentar o seu projeto ‘Autism Rocks!’.

Um projeto que passa por várias fases e que está a ser implementado na área metropolitana do Porto. Inicia com as palestras, seguem-se os workshps, a mentoria e o suporte. Atualmente, a Vencer Autismo já ajudou mais de 500 crianças e respetivas famílias.

celorico de basto entender o autismo (1)

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.