Município de Castelo de Paiva recebe 10ª edição dos Fins-de-Semana Gastronómicos

Município de Castelo de Paiva recebe 10ª edição dos Fins-de-Semana Gastronómicos

O município de Castelo de Paiva associou-se, pelo décimo ano consecutivo, à Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal para a realização, entre 16 e 18 de fevereiro, de mais um fim-de-semana gastronómico, voltando este ano a ser dedicado a um dos pratos mais tradicionais e característicos desta região: o Arroz de Lampreia  e tendo como sobremesa, as Rabanadas à moda de Paiva, pratos que vão estar em destaque nos seis restaurantes aderentes à iniciativa, que antecede o Festival da Lampreia e do  Sável, agendado para o segundo fim-de-semana de março.

Segundo comunicado enviado à imprensa, a adesão à iniciativa contribui para consolidar o produto “Gastronomia e Vinhos” como uma realidade do concelho de Castelo de Paiva, sendo a lista dos restaurantes aderentes e respetiva ementa é distribuída por todo o país, conseguindo-se assim uma boa promoção do concelho e da gastronomia paivense.

‘A Casa do Zé’, ‘Churrasqueira Ideal’, ‘Esplanada Jardim do Arda’, ‘O Cantinho’, ‘O Malhadoura’ e o ‘Pinhal’, são os restaurantes que aderiram a esta iniciativa.

Os restaurantes aderentes recebem-no com um copo de verde de Paiva, e as unidades de alojamento oferecem um desconto especial de 20 % nas noites de sexta-feira e de sábado, nomeadamente a ‘Casa Olival da Vinha’,  o ‘Hotel Rural Casa de S. Pedro***’, a ‘Quinta de Curvite’, a ‘Flower Residence’, a ‘Casa do Vilas’, a ‘Quinta do Gildinho’  e o ‘Rio Moments’.

A vereadora com o pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Paula Melo, realçou a importância da iniciativa dedicada à gastronomia paivense. “Em particular a este prato de referência da cozinha local, uma iguaria que, a par de outros petiscos, atrai muitos apreciadores ao setor da restauração do concelho”.

A autarca lembrou também que, no segundo fim-de-semana de março, a autarquia vai promover, no Cais de Boure, junto ao Rio Douro, o Festival da Lampreia, transmitindo que se pretende “que a iniciativa possa ganhar potencial e ser uma referência em termos turísticos, aproveitando o facto da lampreia continuar a ser uma iguaria apetecível, com forte tradição no concelho e que motivará a visita de muitos apreciadores ao território”.

O município convida todos os interessados a participar nesta iniciativa, deixando um roteiro: “dê um passeio pelo concelho, venha sentir o Rio Paiva e os desportos de águas bravas, conhecer a Ilha dos Amores e deslumbre-se com a panorâmica dos miradouros de S. Domingos, S. Gens, Santo Adrião ou Catapeixe, ou fique pelo Largo do Conde e visite as exposições patentes no CICL/Edifício da Cadeia, com entrada gratuita”.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.