Castelo de Paiva: Mário Gonçalves Pereira apresentou livro “Sobrado de Paiva Medieval”

Castelo de Paiva: Mário Gonçalves Pereira apresentou livro “Sobrado de Paiva Medieval”

No passado sábado, dia 3 de fevereiro, Mário Gonçalves Pereira apresentou o seu mais recente livro “Sobrado de Paiva Medieval”, na Casa da Boavista, em Castelo de Paiva. Livro que teve o apoio financeiro da ADEP – Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico-Cultural de Castelo de Paiva.

O autor, em conversa com o Jornal A VERDADE, explicou que este livro demorou cerca de dois anos a ser elaborado. “É um livro fundamentalmente histórico que demorou cerca de um ano e meio de investigação e meio ano para preparar o livro para a edição”, contou.

Relativamente à história do livro, Mário Gonçalves Pereira, revelou que se baseia em dois irmãos que escreveram os primeiros textos em português, remetendo aos séculos X e XI. “Fiz várias pesquisas e encontrei dados históricos descobertos no ano de 2000 que nos falam sobre personagens que foram desta terra. E que foram os primeiros portugueses a escrever, um em galego português e outro mesmo em português. E é com base nesses dois personagens que se faz a história do livro”, transmitiu.

Segundo referiu o escritor, estes dois personagens são muito importantes na história, não só de Castelo de Paiva, mas também de Portugal. “São descendentes do fundador do Mosteiro de Paço de Sousa e também ascendentes de Santo António de Lisboa, que tem aqui raízes”, confidenciou.

Mário Gonçalves Pereira assegurou que quem ler este livro vai “encontrar uma história medieval com reflexos nos nossos dias e que se surpreenderá com os nobres que aqui viveram”.

O autor do livro faz parte do Rotary Club de Castelo de Paiva, o qual, como revelou o seu presidente, Carlos Novais, apoiou a apresentação.

Carlos Novais considerou que o livro é “muito interessante, sobre a história do nosso concelho, que toda a gente devia ler para ter um conhecimento profundo da história riquíssima que Castelo de Paiva tem”.

O livro pode ser adquirido da ADEP, ou através de encomenda na editora. No entanto, brevemente estará disponível em várias lojas do município de Castelo de Paiva, indicou o autor.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta