Amarante: Obras de Amadeu de Souza-Cardoso e de Teixeira de Pascoaes cedidas para exposição sobre Fernando Pessoa

Amarante: Obras de Amadeu de Souza-Cardoso e de Teixeira de Pascoaes cedidas para exposição sobre Fernando Pessoa

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC), do concelho de Amarante, cedeu um conjunto de obras ao Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madrid, para a exposição “Pessoa. Toda a arte é uma forma de literatura”, que decorrerá entre 7 de fevereiro e 7 de maio.

Segundo nota enviada à imprensa, dos trabalhos em causa, sete são da autoria de Amadeo de Souza-Cardoso, sendo cinco propriedade do município e dois de um colecionador particular.

Foram também emprestadas seis obras do espólio do escritor Teixeira de Pascoaes, que, recorde-se, foi anteriormente adquirido pelo município de Amarante. Destas, quatro, são aguarelas da autoria do escritor e duas são missivas dirigidas a Pascoaes, uma de Miguel Unamuno e outra de Federico Garcia Lorca.

A par da exposição o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía acolherá ainda um ciclo de debate.

Mais de 160 obras de arte, de 20 artistas de várias nacionalidades, provenientes de diversas coleções privadas e de instituições dão vida a esta exposição que tem como título uma citação de Álvaro de Campos, um dos heterónimos mais vanguardistas de Fernando Pessoa (Lisboa, 1888-1935).

image description

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta