Município de Baião realiza ação de fogo controlado na Serra da Aboboreira

Município de Baião realiza ação de fogo controlado na Serra da Aboboreira

Numa parceria com a Associação Florestal de entre Douro e Tâmega e com os municípios de Marco de Canaveses e Amarante, o município de Baião vai realizar uma ação de gestão de combustível, na Serra da Aboboreira, através do uso da técnica de fogo controlado.

O Plano Intermunicipal de Fogo Controlado para a Serra da Aboboreira tem como principais objetivos prevenir a ocorrência de grandes incêndios ou evitar a sua progressão possibilitando um combate mais seguro e eficaz e proteger os aglomerados populacionais.

açao de fogo controlado serra da aboboreira (3)

A ação só será executada se as condições de humidade do ar e dos combustíveis, de temperatura e de vento o permitirem e terá o acompanhamento de técnicos credenciados para o efeito pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Segundo comunicado enviado à imprensa, numa primeira fase esta ação vai realizar-se na freguesia de Loivos do Monte e na União de freguesias de Campelo e Ovil. A segunda fase contemplará as Serras do Marão e do Castelo de Matos.

açao de fogo controlado serra da aboboreira (1)

Esta medida vem dar cumprimento à execução de parte da Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustíveis, definida a nível Nacional, e do Plano Intermunicipal de Fogo Controlado para a Serra da Aboboreira, aprovado pela Comissão de Defesa da Floresta de Baião em 16 de maio de 2017.

Para mais informações contacte o Gabinete Florestal de Baião pelo e-mail [email protected] ou pelos contactos telefónicos 255 540 500, 939 994 094 ou 939 998 039.

 

 

 

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.