Livro “Cancro com Humor” foi apresentado no Auditório Municipal de Baião

Livro “Cancro com Humor” foi apresentado no Auditório Municipal de Baião

No passado dia 4 de fevereiro, a Câmara Municipal de Baião, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Baião e a Unidade de Cuidados na Comunidade – Centro de Saúde de Baião, assinalou o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, com a organização de uma palestra motivacional e humorística, denominada “CANCRO COM HUMOR – Ainda me vou rir disto” que teve como protagonista Marine Antunes.

A oradora, aos 13 anos, percebeu que tinha cancro quando foi internada em Coimbra. Foi-lhe diagnosticado um Linfoma Não-Hodgkin, entre o coração e os pulmões. Fez quimio e radioterapia cerca de ano e meio — tempo durante o qual perdeu o cabelo.

“Cancro com Humor” é o nome do livro de crónicas onde conta todos os momentos que viveu enquanto lidou com o cancro. O objetivo é comum a todos os projetos: fazer com que os doentes oncológicos se riam da doença. Foi precisamente isso que fez no Auditório Municipal de Baião, conseguiu que todos os presentes, sem exceção, soltassem várias gargalhadas ao longo da tarde.

apresentacao livro baiao (2)

Tendo como tema a sua experiência pessoal, Marine Antunes desmistificou a doença oncológica e não a desvalorizou, tornando este dia muito importante para todos aqueles que procuram ter uma voz ativa e que, diariamente, tentam que a prevenção diminua os números de casos.

Durante a palestra o público foi chamado a participar e a refletir sobre a forma como se pode encarar a doença de maneira otimista e frontal.

Segundo nota enviada à imprensa, ao palco subiram várias mulheres com histórias de sobrevivência inspiradoras, que encorajaram outros doentes a lutar de forma otimista contando ao público alguns aspetos da sua vida que mudaram, para melhor, depois de terem vencido o cancro.

A colaboradora da Câmara Municipal de Baião, Susana Caetano, é um desses exemplos. A vida da jovem mudou há dois anos quando descobriu um cancro da mama em grau avançado e iniciou, aí, diversas etapas que viriam a mudar a sua vida para sempre. A cura foi um processo longo mas hoje em dia garante ser “uma mulher muito mais forte” do que era antes de descobrir a doença.

apresentacao livro baiao (4)

Anabela Queirós, enfermeira no Centro de Saúde de Baião, na sua intervenção sensibilizou o público “para a importância de um diagnóstico precoce” e explicou de que forma a Unidade de Cuidados na Comunidade pode ajudar todos os que se encontram a passar por um processo de tratamento.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, José Pinho Silva, esteve presente na sessão e relembrou “todos os apoios que a autarquia tem ao dispor dos munícipes” que, de um momento para o outro e sem aviso prévio, veem a sua vida virar do avesso.

O Dia Mundial da Luta contra o Cancro é um evento global que tem como objetivo unir a população em torno da luta contra o cancro. Destina-se a salvar vidas humanas, através da sensibilização e da educação. Representa uma tentativa de criar oportunidades para se falar de cancro, focando diversas temáticas ligadas à doença.

apresentacao livro baiao (3)

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta