XII Semana Gastronómica do Capão à Freamunde realiza-se em Paços de Ferreira

XII Semana Gastronómica do Capão à Freamunde realiza-se em Paços de Ferreira

Decorre, de 1 a 13 de novembro, a  XII Semana Gastronómica do Capão à Freamunde, em Freamunde, no concelho de Paços de Ferreira. Esta iniciativa visa a promoção do capão, sendo este ano 14 os restaurantes que participam no concurso gastronómico que confere ao restaurante vencedor o prémio de melhor Capão.

Segundo nota enviada à imprensa, por regra, “a ave é servida à unidade, mediante encomenda prévia, mas este ano os restaurantes vão servir também capão à dose (durante a semana gastronómica, cada restaurante tem um dia marcado em que serve capão em dose, seja ao almoço seja ao jantar) ”. O objetivo desta iniciativa é proporcionar a mais pessoas a degustação do capão à Freamunde.

O prémio de melhor Capão será entregue no dia 12, na Quinta do Pinheiro, em Freamunde, durante o jantar de gala promovido pela Associação de Jovens Ao Futuro (AJAF), com o apoio da Confraria do Capão, da Associação de Criadores de Capão e da Junta de Freguesia de Freamunde, em parceria com a Câmara Municipal de Paços de Ferreira.

Neste evento, reúnem-se convidados de Confrarias, produtores e gastrónomos, jornalistas e personalidades estrangeiras que se deslocam à Capital Europeia do Móvel para experimentarem este prato.

A tradicional “Feira dos Capões” realiza-se no dia 13 de Dezembro, ali vários produtores de galináceos participam no concurso de melhor capão vivo. O concurso tem como principal objetivo “incentivar os criadores de capão a manterem viva esta tradição de Freamunde”.

Esta feira foi oficialmente instituída a 3 de Outubro de 1719 por provisão d’El-Rei D. João V. Os estudiosos indicam-na como costume medieval, pelos relatos de notícias em documentos do Séc. XV.

Conforme divulgado pelo município , “o melhor da feira, e o que lhe concedeu a fama e popularidade dos dias de hoje, é o imenso mercado de aves que atrai milhares de visitantes à Cidade de Freamunde vindos de todo o Portugal e até de Espanha, sobretudo da Galiza”.

A certificação do Capão à Freamunde, com a denominação de Indicação Geográfica Protegida (IGP), atribuída pela Comissão Europeia, tem levado a Câmara de Paços de Ferreira a “apostar na promoção desta especialidade em diversas capitais europeias, de modo a que o capão à Freamunde ombreie lado a lado com outras especialidades da gastronomia europeia e mundial”.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Apoie o jornalismo de qualidade.
Faça uma doação para este projeto.