Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Celorico de Basto foi aprovado

Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Celorico de Basto foi aprovado

O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil (PMEPC) foi apresentado e aprovado em reunião, no salão nobre dos Paços do Concelho de Celorico de Basto, junto de todos os elementos que integram a Comissão Municipal de Proteção Civil.

Trata-se de um documento formal no qual se encontram definidas as orientações relativamente ao modo de atuação dos vários organismos, serviços e estruturas a empenhar em operações de proteção civil.

O documento contempla a Cartografia de Suporte às Operações de Emergência de Proteção Civil e o Programa de Medidas a Implementar para a Prevenção e Mitigação dos Riscos Identificados e para a Garantia da Manutenção da Operacionalidade do plano.

Genericamente, o plano tenta dar resposta a eventuais situações de risco extremo, como são os casos de cheias e inundações, secas, vagas de frio, neve e gelo, degradação dos solos, incêndios florestais, urbanos e industriais, acidentes de transportes com substâncias perigosas, estratégias de mitigação e acidentes em estabelecimentos comerciais industriais.

Em nota enviada pela autarquia, o presidente da Proteção Civil de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, salienta a necessidade de trabalhar na antecipação para evitar situações graves e muitas vezes, trágicas.

“Procuramos trabalhar sempre por forma a evitar que situações de risco aconteçam e coloquem as populações em perigo mas sabemos que somos incapazes de controlar tudo, por isso temos que estar preparados para um cenário mais difícil, de tragédia/catástrofe com uma capacidade de decisão e resposta céleres e eficientes”, refere Joaquim Mota e Silva.

O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil encontra-se para consulta pública e é possível consultar na página oficial da Câmara Municipal de Celorico de Basto, aqui.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta