Museu de Baião proporciona visita noturna ao Dólmen de Chã de Parada

Museu de Baião proporciona visita noturna ao Dólmen de Chã de Parada

 

Para assinalar a Noite Europeia dos Museus o Museu Municipal de Baião está a promover uma visita noturna ao Núcleo de Arqueologia e de seguida ao Dólmen de Chã de Parada I, a decorrer amanhã, dia 20 de maio.

O evento é de inscrição gratuita, mas obrigatória, e tem início às 21h no Museu Municipal. Dali parte-se para a visita ao monumento situado na Serra da Aboboreira.

A experiência é marcada pela diferença não só por se realizar durante o período noturno, “mas também por se recriar uma das técnicas de iluminação pré-histórica ao se elaborar um archote recorrendo ao tutano de vaca”, explicou o município de Baião, salientando ainda que “com o jogo de luz e sombra provocado pelo manuseamento do archote” o visitante vai poder “observar com outro destaque as gravuras que ainda hoje são visíveis em alguns dos esteios que  integram a câmara megalítica deste dólmen de corredor, construído em meados do IV milénio A.C.”.

A Noite Europeia dos Museus foi lançada em 2005 pelo Ministério da Cultura e da Comunicação de França e, em 2016, mobilizou mais de três mil espaços museológicos em 30 países.

baiao - noite dos museus

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta