Penafiel: Construção de novo Espaço Cultural anunciado pelo presidente da Câmara

Penafiel: Construção de novo Espaço Cultural anunciado pelo presidente da Câmara

 

O presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, comunicou dois novos projetos culturais para Penafiel. O anúncio foi feito a 16 de março, no Museu Municipal, quando Antonino de Sousa e respetivo executivo apresentaram o Prémio de Melhor Programação Cultural Autárquica, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).

O primeiro novo projeto a ser divulgado é a construção de um novo Espaço Cultural na cidade de Penafiel, denominado “Ponto C – Cultura e Criatividade”, que ficará, preferencialmente, localizado no centro histórico.

Este novo espaço com capacidade para 400 lugares, é apoiado por fundos comunitários, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.

“A cidade de Penafiel vai ter um espaço cultural de excelência, com capacidade para 400 lugares. O novo pólo cultural, que se pretende valorizar e dinamizar ainda mais o nosso centro histórico, vai reforçar os equipamentos culturais e a oferta das dinâmicas culturais já existentes na nossa cidade e no concelho”, sublinhou Antonino de Sousa

A Câmara Municipal de Penafiel vai também apresentar a candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, para “Penafiel Cidade da Literatura”, com vista a “reforçar a aposta na área da cultura e no dinamismo cultural “ de todo o concelho.

“Queremos que Penafiel faça parte da Rede de Cidades Criativas da UNESCO. Apesar do processo de candidatura ser muito exigente, pretendemos ver reconhecido a consolidação do nosso trabalho, na área da cultura. O Festival Literário Escritaria é um excelente exemplo, de como a cidade de Penafiel fica imbuída pelo espírito da literatura portuguesa. Entendemos ainda dar destaque à área da cultura nas próximas comemorações do aniversário da elevação a cidade de Penafiel”, afirmou ainda o presidente da Câmara de Penafiel.

penafiel anuncia novo espaco cultural (3)

A candidatura para “Penafiel Cidade da Literatura” tem como objetivo “fortalecer a criação, produção, distribuição, fruição e valorização cultural; reforçar a partilhar de bens culturais e serviços a nível local, regional e nacional; promover a criatividade; desenvolvimento da atividade económica local; criar e promover a marca “Penafiel Criativa”; e a cooperação internacional com outras cidades Criativas da UNESCO”, refere nota de imprensa.

Segundo explica o mesmo documento, a Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área da Literatura, vai permitir a promoção do gosto e conhecimento da literatura; incentivo a novos escritores; captação de crianças e jovens no prazer da escrita e da leitura; promoção e valorização do concelho; desenvolvimento de indústrias criativas desencadeadas pela memória e tradição associados à literatura. Também irá permitir o reconhecimento de Penafiel, como promotor da valorização do património imaterial, e motor de inovação e criatividade com reconhecimento nacional e internacional.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta