Cinfães vai ter duas Equipas de Intervenção Permanente

Cinfães vai ter duas Equipas de Intervenção Permanente

O concelho de Cinfães vai passar a ter duas Equipas de Intervenção Permanente (EIP) que ficarão em cada uma das corporações de Bombeiros Voluntários do concelho: Cinfães e Nespereira.

Estas equipas serão compostas por cinco elementos cada, em regime de permanência e terão como missão assegurar serviços de combate aos incêndios; de socorro à população local em caso de incêndios, inundações, desabamentos, abalroamentos e em todos os acidentes ou catástrofes; socorro a náufragos; socorro complementar, em segunda intervenção, desencarceramento ou apoio a sinistrados no âmbito da urgência pré – hospitalar; minimização de riscos em situações de previsão ou ocorrência de acidente grave; e colaboração em outras atividades de proteção civil, no âmbito do exercício das funções específicas que são cometidas aos corpos de bombeiros, segundo adiantou a autarquia.

“O objetivo é dotar o concelho com duas equipas tecnicamente muito bem equipadas que darão uma resposta de socorro imediata e eficaz”, considerou Armando Mourisco, presidente da Câmara Municipal de Cinfães. “Estas equipas serão um reforço ao excelente trabalho que já é desenvolvido nesta altura pelas equipas de saúde, de bombeiros e sapadores florestais”, notou.

No caso de Cinfães os custos serão divididos em partes iguais, pela autarquia e Autoridade Nacional de Proteção Civil. No caso de Nespereira os custos serão financiados na totalidade pela Câmara Municipal.

Para Armando Mourisco as duas EIP serão fundamentais para atrair visitantes e praticantes da Natureza. “Somos um concelho com muito potencial e a nossa aposta é no Turismo. Com estas equipas ao serviço estaremos em condições de dar uma resposta ainda mais eficaz a todos os praticantes das atividades de Natureza, seja nos nossos rios ou na nossa Serra nos trilhos BTT e nos percursos pedestres”, salientou.

Os protocolos com a Autoridade Nacional de Proteção Civil serão assinados no dia 17 de março, às 10h30, na Biblioteca Municipal, numa cerimónia que contará com a presença do secretário de Estado da Administração Interna.

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta