Turismo/Visite Comigo: Conheça o concelho de Paredes

Turismo/Visite Comigo: Conheça o concelho de Paredes

Envolvido entre serra e vales, com a presença do rio Sousa, o mais longo do concelho e afluente do rio Douro, Paredes está bem localizado, próximo de três incríveis Patrimónios da Humanidade no norte de Portugal (45 minutos de Guimarães, 50 minutos do Vale do Douro e 20 minutos de Porto centro).

Paredes está dentro da região denominado de ‘douro verde’. Apesar de estar na área metropolitana do Porto, este destino é um território muito verde, onde se respira o ar puro, com 45% da sua área arborizada. Tem a segunda maior mancha florestal do distrito do Porto.

A Senhora do Salto em Aguiar de Sousa, é um local a visitar, com uma beleza rara.

Visite-Comigo-Paredes-canhao-da-Sra-do-Salto-aguiar-de-Sousa

Srª do Salto Aguiar de Sousa

Paredes tem o privilégio de ter um rio que contorna e desenha a paisagem, o rio Sousa, nascido em Felgueiras, que tem grande importância para a região. Um local que ora mostra o seu lado rebelde, entre as escarpadas rodeadas por uma natureza viva e de rara beleza, atingindo o seu auge na “Boca do Inferno”, que convida aos mais aventureiros a prática de desportos mais radicais, ora desliza mansamente pelo seu curso, até ao rio Douro.

A Serra do Baltar não passa despercebida pelos visitantes. Tem cerca de 519 metros e é o ponto mais alto deste destino, proporcionando uma vista mágica de grande alcance e beleza. Este cenário é interessante para quem aprecia a arqueologia, pois remonta tempos antigos com cerca de 5.000 anos.

Não posso deixar de mencionar a Rota do Românico deste destino, com cinco monumentos classificados: Igreja de S. Pedro do Mosteiro de Cête com fundação no séc. X, bem como a Torre do Castelo de Aguiar de Sousa que está classificado como Monumento de Interesse Público (foi palco de disputa entre tropas cristãs e muçulmanas durante a Reconquista Cristã).

Visite-Comigo-Paredes--Interior-da-Mina-de-Ouro-de-Castromil-Sobreira

Interior da Mina de Ouro de Castromil Sobreira

A Capela da Srª do Vale em Cête, Capela da Quintã em Baltar, Torre dos Alcoforados em Lordelo também despertam o interesse dos visitantes.

Em todo caminho que percorri, nunca poderia imaginar que há cerca de 400 milhões de anos o mar cobria grande parte da zona do sul do concelho. É possível encontrar registo de fósseis de pequenos animais marinhos gravados nas rochas.

Um dos principais valores de Paredes é a cultura rural e o modo de vida das pessoas.

Booking.com

Visite-Comigo-Paredes--IGREJA-MATRIZ-DE-PAREDES

Igreja Matriz de Paredes

Não deixe também de provar as iguarias desta região, o bom cabrito assado em forno a lenha, acompanhado com batatas assadas e um bom vinho fresco e verde da região. Os doces também são tradições e típicos como a sopa seca, o cavaco, entre outros.

Paredes é um destino que convida os seus visitantes para um incrível fim-de-semana, com atividades para toda família no parque da cidade, preparado para miúdos ou graúdos, golfe e o kartódramo de Baltar.

Visite-Comigo-Paredes--Aqueduto-de-Vila-Cova-de-Carros

Aqueduto de Vila Cova de Carros

Fotografias cedidas pela Loja Interativa do Turismo de Paredes

Artigo Visite Comigo | Site | Facebook | Instagram

1 comentário
Flávia de Paula
CONTRIBUTOR
PERFIL

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

1 Comentário

  • Alice
    13 Fevereiro, 2017, 15:57

    Muito útil, pela informação!!!
    você fica a conhecer os sítios, para poder ter uma acção participativa ! Parabéns…

    REPLY