Amarante: Conto infantil “Lourenço e o mundo dos sonhos” desconstrói a deficiência

Amarante: Conto infantil “Lourenço e o mundo dos sonhos” desconstrói a deficiência

“Lourenço e o mundo dos sonhos” é o nome do livro lançado por Dionísia Carvalho e Nuno Araújo, ambos colaboradores da Cercimarante, e que foi apresentado publicamente a 21 de dezembro, no auditório do CFRP da Cercimarante.

Inicialmente os autores criaram a história para participar num concurso nacional de escrita infantil. Não venceram mas também não quiseram que o conto “ficasse na gaveta”.

Dionísia Carvalho e Nuno Araújo pretenderam desconstruir ideias pré-concebidas sobre a temática da deficiência e para isso criaram o conto infantil, cuja personagem principal é “Lourenço”, um menino especial “que procura, através dos sonhos, interpretar a realidade que o rodeia e conhecer-se a si próprio. É uma viagem a mundos imaginários, cheios de cor e de sons onde se cruzam várias personagens, mostrando que é possível viver, mesmo na diferença, de igual para igual”. A obra foi apoiada pela Cercimarante.

amarante-conto-infantil-sobre-deficiencia-4

“Ao longo do livro, passamos várias mensagens que vão culminar numa mensagem final. Essencialmente, aquilo que todos sabemos mas que, por vezes, esquecemos, é que somos todos iguais e que é possível encontrar sonhos e sorrisos na diferença. Podemos tornar a deficiência colorida, pois não tem que ser vista como algo mau. A sociedade é que tem essa ideia pré-concebida. Por isso, se uma criança [Lourenço] consegue desconstruir, ao longo do livro, essa visão, porque não qualquer um de nós?”, sublinhou Dionísia Carvalho.

“Pensamos, desde logo, em desenvolver uma história que marcasse pedagogicamente; que fosse um alerta para determinada problemática; que pudesse sensibilizar a comunidade. A mensagem que se pretende passar é simples: agirmos com a consciência de que, mesmo na diferença, somos todos iguais”, reforçou Nuno Araújo.

amarante-conto-infantil-sobre-deficiencia-5

A convivência com pessoas com deficiência e/ou incapacidades inspirou os autores no processo de criação de algumas das personagens deste conto infantil. “Algumas personagens têm traços físicos e características de jovens com quem trabalhamos. No fundo, foi pegar na realidade e no mundo imaginário e misturá-los, agitá-los. E acaba por ser uma celebração com todos eles”, explicaram.

Para Dionísia e Nuno, a questão da sensibilização para a temática da deficiência pode e deve começar pelas crianças pois “estão recetivas a aceitar a diferença. Penso que a literatura infantil desempenha um papel importantíssimo, no desenvolvimento das crianças. Através da leitura, podemos passar mensagens e desenvolver o espírito crítico. Por outro lado, fomentar a imaginação e o sonho. Ao começarmos esta sensibilização pelas crianças, pode ser também uma forma de as fazer crescer e fazê-las ver que aquela menina ou aquele menino, pelo facto de andar de forma diferente ou ser irrequieto, tem os mesmos direitos e deveres que todos”, referiram.

As ilustrações de “Lourenço e o mundo dos sonhos” foram elaboradas pela ilustradora e pintora Verena Basto. “Gostei da história, e foi muito desafiante e enriquecedor imaginar as personagens e criá-las, pensando em todas as suas características físicas e de personalidade”, afirmou.

amarante-conto-infantil-sobre-deficiencia-3

Carlos Pereira, presidente do Conselho de Administração (CA) da Cercimarante destacou “a importância de sensibilizar a comunidade para a problemática da deficiência, sendo este livro também um contributo para a promoção da inclusão”. Considerou ainda que “este poderá ser um ponto de partida para dar continuidade a outros projetos semelhantes, sobre a problemática da deficiência”.

Para além dos autores, da ilustradora e do presidente do CA, Carlos Pereira, a apresentação pública contou com a presença do fundador número um e ex-presidente da Cercimarante, António Pinto Monteiro que, a convite dos autores, escreveu o prefácio.

Destaque ainda para a presença de clientes, formandos, colaboradores e demais órgãos sociais da Cercimarante, bem como de individualidades de Amarante.

Na sessão foram lidos alguns excertos do livro, pela jornalista Telma Pinto Ferreira, acompanhada pela violinista Joana Azevedo.

O livro está à venda na Cercimarante, mas também pode ser adquirido na Livraria Tulipa e na Associação Gatilho, em Amarante.

amarante-conto-infantil-sobre-deficiencia-6

A Verdade
ADMINISTRATOR
PERFIL

Últimas

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com um *

Cancelar resposta

Facebook

Twitter

Instagram

Follow Me on Instagram
  • Câmara de Paredes apela ao Governo que agilize o alargamento do Andante. #paredes #jornalaverdade

    jornal_averdade: "Câmara de Paredes apela ao Governo que agilize o alargamento do Andante.
#paredes #jornalaverdade"
    11
    0
  • Bloco de Esquerda admite criação de estrutura em Marco de Canaveses. Noticia em www.averdade.com #bloco #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "Bloco de Esquerda admite criação de estrutura em Marco de Canaveses.
Noticia em www.averdade.com
#bloco #marcodecanaveses  #jornalaverdade"
    18
    1
  • Balde de ferro de retroescavadora mata homem de 53 anos em Penafiel. #jornalaverdade #penafiel

    jornal_averdade: "Balde de ferro de retroescavadora mata homem de 53 anos em Penafiel.
#jornalaverdade  #penafiel"
    6
    0
  • Despiste de pesado de mercadorias condicionou trânsito no sentido Amarante-Penafiel na A4. #penafiel #jornalaverdade

    jornal_averdade: "Despiste de pesado de mercadorias condicionou trânsito no sentido Amarante-Penafiel na A4.
#penafiel #jornalaverdade"
    11
    0
  • Greve de funcionários da Escola Secundária do Marco de Canaveses chega ao parlamento. #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "Greve de funcionários da Escola Secundária do Marco de Canaveses chega ao parlamento.
#marcodecanaveses  #jornalaverdade"
    12
    0
  • Escola Secundária do Marco esteve fechada por greve dos funcionários não docentes. #marcodecanaveses #jornalaverdade

    jornal_averdade: "Escola Secundária do Marco esteve fechada por greve dos funcionários não docentes.
#marcodecanaveses #jornalaverdade"
    8
    0
  • Cinfães: Aprovado Orçamento Municipal de 21 milhões de euros. #cinfães #jornalaverdade

    jornal_averdade: "Cinfães: Aprovado Orçamento Municipal de 21 milhões de euros.
#cinfães #jornalaverdade"
    5
    0
  • Francisco é o ‘bebé do ano’ do CHTS e é de Felgueiras. #felgueiras #jornalaverdade

    jornal_averdade: "Francisco é o ‘bebé do ano’ do CHTS e é de Felgueiras.
#felgueiras #jornalaverdade"
    36
    0
  • Dakar 2017 já arrancou para Pedro Bianchi Prata #dakar #dakar2017 #jornalaverdade

    jornal_averdade: "Dakar 2017 já arrancou para Pedro Bianchi Prata
#dakar #dakar2017 #jornalaverdade"
    18
    0
  • Fausto Mota no Dakar 2017: “Optei por ir tranquilo e não arriscar”. #dakar #dakar2017 #jornalaverdade

    jornal_averdade: "Fausto Mota no Dakar 2017: “Optei por ir tranquilo e não arriscar”.
#dakar #dakar2017 #jornalaverdade"
    24
    0